Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Hoje estou aqui com uma duvida simples, oque preciso saber para ser um Web Developer, queria saber em ordem oque eu tenho que aprender, e se possivel com o link onde posso encontrar um curso ou apostila completa, por exemplo assim... :
1° HTML = http://taltaltal.com
2° CSS = http://ajudem.por.favor/dou_ponto:D
Senta e respira que eu vou te mostra um pedacinho pequeno da sua jornada.
Para ser um web DEVELOPER você tem que primeiro de tudo conhecer o mercado e saber qual (is) a(s) Linguagem(ns) que estão em alta.
PHP é uma boa pedidas? Claro que é, mas hoje conquistar espaço no mercado de trabalho com PHP é bem difícil porque hoje qualquer um como uma apostila de PHP na mão se acha programador e entope o mercado de códigos assustadores, sujando o bom nome tanto da linguagem como dos programadores que fazem dela uma ferramenta séria de trabalho.
Escolhida a linguagem não basta pegar uma apostila ou o manual da mesma e sair codificando tudo à torto e a direito. Você deve desde cedo aprender a planejar sua aplicação. Não tô falando de modelagem de banco de dados ou digrama de classes não, estou falando de saber que vai fazer isso, isso e aquilo de forma lógica. E Lógica de Programação é essencial nesse ponto.
Por ser uma linguagem Web, ela depende de HTML, então domine a linguagem de marcação. Não basta jogar umas tags aqui outras ali e pronto. Entenda pra que cada tag significa onde elas devem ser utilizadas e quando elas devem ser utilizadas.
Uma aplicação precisa apenas de HTML e do programa da linguagem servidor para funcionar. Então com isso há, opcionalmente, o salto por sobre o CSS e o JavaScript.
Você já sabe planejar sua aplicação, você já sabe lógica e já sabe HTML, aprenda a linguagem. Mas aprenda pra valer, leia a documentação e leia bem para que não apena memorize mas aprenda quais funções (se aplicáveis) servem para quê.
Principalmente com PHP que tem centenas de funções e muitas delas fazem a mesma coisa, cada uma de uma forma diferente.
O código não funciona? Reveja seus planos. O que eu quero fazer? É assim mesmo que faz?
Ainda tem dúvida? Pesquise! O Google é seu amigo e quase nunca te deixará na mão. Mas lembre-se que ele é um robô de buscas. Mão adianta escrever tooooooda sua dúvida (e ainda por entre aspas) e esperar uma resposta.
Finja que você é o mestre Yoda! Escreva pouco, mude a ordem de algumas palavras e se tudo o mais falhar, peça ajudo do Tio Sam. Ter uma resposta em português ajuda? Claro que ajuda, mas, por experiência própria, poucas das minhas dúvidas foram solucionadas a partir de artigos brasileiros. É triste mas é verdade.
Esgotaram suas tentativas? Só então venha ao Fórum, seja esse ou qualquer outro. Explique BEM o seu problema, mostre passo-a-passo o que você fez e mais importante não espere o peixe limpo e assado no seu prato.
Aqui no iMasters trem muita gente legal e camarada que não aguenta ,mais usuário pergunta as mesmas dúvidas estúpidas e dá a resposta pronta. Isso me enraivece porque sabemos que esse mesmo usuário vai apenas copiar a resposta e voltar dias/semanas depois com uma dúvida parecida tudo porque não se deu ao trabalho de perguntar o que foi feito e porquê foi feito daquela forma.
A Aplicação funciona, como planejado, foi codificada da melhor forma possível,, e mais importante você sabe você sabe como ela funciona, em cada uma de suas pequenas partes? Estilize-a! Aprimore-a! Hora do CSS e do JavaScript, mesmo que o CSS possa vir antes ou durante o desenvolvimento da Aplicação.
E nem pense que terminou. Porque você ainda tem refatoração, modelagem (melhorada) de banco de dados, otimizações, controle de versões, Orientação a Objetos, Design Patterns, segurança, otmizações frontend, escolha de servidores, registro de domínios e vish....
Cansei e nem cheguei na metade da Odisséia. :P
Bruno como sempre mandou muito bem, especialmente nesse ponto:
Aqui no iMasters trem muita gente legal e camarada que não aguenta ,mais usuário pergunta as mesmas dúvidas estúpidas e dá a resposta pronta. Isso me enraivece porque sabemos que esse mesmo usuário vai apenas copiar a resposta e voltar dias/semanas depois com uma dúvida parecida tudo porque não se deu ao trabalho de perguntar o que foi feito e porquê foi feito daquela forma.
Se quiser ser um web DEVELOPER de verdade você tem que procurar sanar sua dúvida pra sempre e não arrumar uma solução temporária.
Eu estudo PHP fazem alguns aninhos e não tenho medo de dizer que sou leigo ainda(não mais sobrinho) mas muito leigo pois existe a complexidade de linguagem e de seus componentes que se misturam.
O primeiro ano eu copiava um código da internet e jogava no meu e me matava perguntando nos fóruns, pior coisa que fiz no meu aprendizado. Se eu tivesse tentando solucionar essa dúvida que eu tinha com certeza seria um melhor programador.
Você deve começar por HTML e CSS, veja que este canal de cursos tem os dois e são muito bons e gratuitos:
Universaidade XTI
Depois você precisa aprender lógica de programação e alguma linguagem, como PHP por exemplo,
mas estes eu não sei onde tem cursos gratuitos e bons, se você for de SP, aqui também tem muitos cursos bacanas:
http://www.impacta.com.br/
Bons estudos!