Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá!
Na verdade não sei se é possível fazer isso.
Utilizava o Windows 7 e migrei ontem para o Linux Ubuntu
Não entendo quase nada de Linux, porém gostaria de manter essa partição ( No windows D:), pois todos meus arquivos estão lá.
E o que eu quero na verdade é compilar meus programas em C++ na partição do Windows.
Não queria ter que passar meus projetos em C++ para a partição do Linux, pois quando quiser formatar, teria que salvar esses arquivos.
É possível acessar a partição (em NTFS) pelo Linux?
Como posso fazer isso se for possível?
Caraca, vai chegar o dia em que o Ubuntu vai deixar de ser linux kkkk'
Utilize o programa ntfs-3g, ele provê algumas funcionalidades para ler o sistema de arquivos ntfs porém ainda não está completo (há alguns bugs ainda).
Como você utiliza o Ubuntu, pode usar o método passado acima. Porém se algum dia tiver de pegar uma distro de verdade, lembre-se do ntfs-3g.
Modo de instalação em sistemas debian-based (Ex.: Ubuntu):
E aí basta utilizar o comando necessário para listar seus dispositivos de armazenamento disponíveis, eu uso o blkid que é bem completo e fácil de entender:
Após executados os comandos, sua partição será montada no diretório /media/DISCO_NTFS, e se não me falha a memória, será read-only.
O ntfs-3g é um projeto aberto que está em constante desenvolvimento, você pode obter seu código-fonte e compilar se preferir, mas acho que isso seria interessante apenas quando você se acostumar um pouco mais com o sistema.
Leia o manual do ntfs-3g para mais informações =]
Espero ter ajudado, T+
Apenas lembro que o ntfs-3g já deveria estar presente por fazer parte da instalação básica do Ubuntu.
Como você utiliza o Ubuntu, pode usar o método passado acima. Porém se algum dia tiver de pegar uma distro de verdade, lembre-se do ntfs-3g.
Lembrete lembrado ;)
Quando há uma partição NTFS o Ubuntu já reconhece e deixe pré-configurado.
Geralmente um comando de mount resolve:
$ sudo mount /dev/sda1 /media/ntfs
É necessário verificar o disco e a partição onde esta o sistema de arquivos NTFS.
Este é o procedimento manual, mas você pode fazer uma configuração para sempre que o sistema iniciar, a partição iniciar junto.
Leia mais aqui:
https://help.ubuntu.com/community/MountingWindowsPartitions