Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá galera o código (Gambiarrinha) abaixo solicita ao usuário um numero x qualquer depois solicita x números e depois imprime o menor número dentre os que o usuário digitou. Funciona, porém existem uma forma mais inteligente de se fazer isso?
System.out.print("Digite o numero base :");
int Base = Entrada.nextInt();
int i = 1;
long menor = 999999999;
while (i <= Base) {
System.out.print("Digite o " + i + "º numero");
int Numero = Entrada.nextInt();
if (Numero < menor) {
menor = Numero;
}
i++;
}
System.out.print(menor);
Gostaria que foce possível sem instanciar a variável menor = 99999..., se eu instancia-la =0 sempre imprimira 0 e se não instanciar valor nenhum dará erro.
grato por qualquer auxilio!
Nesse caso, base é a quantidade de argumentos que o usuário vai digitar, sera solicitado um numero e se o usuário digitar 5 base será igual a 5, então o programa pede 5 números diferentes, se algum desses 5 números forem maior que 5 não dará certo.
Então atribua o primeiro valor lido à variável menor.
valeu pela dica, consegui fazer assim..
//imprtando a classe Scanner
import java.util.Scanner;
public class novo {
static public void main(String args[]) {
//instanciando a o objeto da classe Scanner
Scanner Entrada = new Scanner(System.in);
//solicita o numero de argumentos
System.out.print("Digite o numero de argumentos :");
int nargs = Entrada.nextInt();
//solicita o primeiro valor para que a variavel menor inicie com algum valor
System.out.println("Digite o 1º numero\n");
float menor = Entrada.nextFloat();
//inicia o laço solicitando o restante dos valores
for (int i = 2; i <= nargs; i++) {
System.out.printf("Digite o %dº numero\n", i);
float n = Entrada.nextFloat();
//condicão se dentre o restantes do valores digitado algum for menor que o primeiro a variavel menor recebe o valor
if (n < menor) {
menor = n;
}
}
//imprime o menor valor
System.out.print("o menor valor é :" + menor);
}
}
PS: Nunca dê nomes iniciando com maiúsculo para variáveis. Apenas nomes de classes devem iniciar com letra maiúscula. Variáveis devem seguir o padrão camel case.