Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite.
Gostaria de saber dos colegas mais experientes, como, geralmente, é feita a administração do conteúdo das páginas do site.
Estou desenvolvendo um site e ele tem 5 páginas. O cliente quer poder, ele mesmo, alterar o texto e as imagens das páginas quando ele desejar. Qual é o meio mais prático de possibilitar isso?
Obrigado.
Entendi. Mas as informações das páginas estarão no banco. Qual é a melhor maneira de pegar as informações do banco e apresentar para ele de maneira que ele consiga editá-las?
Abs
Depende do projeto mas eu vejo com certa frequência pessoas e empresas optando pelo WordPress, sem muitos plugins, só aqueles otimizadores mesmo (SEO e cache).
Monta um visual bacana, transforma em tema e opcionalmente customiza as permissões dos user roles caso queira ter um usuário SEU para poder prestar manutenção.
É relativamente mais barato do que você desenvolver tudo do zero.
Nesse momento eu prefiro fazer do zero, até porque esse é um projeto em que eu estou aprendendo muito. E, também, ainda não sei nada de wordpress. Então eu gostaria de saber como fazer essa parte, primeiramente, que é trazer os dados da página, possibilitar que o administrador altere e salvar posteriormente.
Trazer do banco e atualizar o banco não é problema. O problema é saber qual a melhor maneira de deixar ele editar o conteúdo.
Bom dia,
Simples não é.
Mas se pretende mesmo desenvolver do zero, sugiro começar pelo levantamento de requisitos (veja aqui como).
Espero que ajude.
Eu já fiz isso tudo. Só preciso saber o que coloquei mais acima. Eu preciso saber como o cliente pode editar o conteúdo da página. Um espécie de editor mesmo.
Obrigado
Você pode listar o texto armazenado no banco de dados ou num arquivo HTML estático e ionserí-lo num editor WYSIWYG, como o NicEdit
Isso, definitivamente, me ajuda. Muito obrigado pela dica. Pesquisei sobre editores wysiwyg e encontrei outros dois, além do NicEdit que você citou. O Aloha e o CKEditor, que este fórum utiliza inclusive.
Alguma idéia sobre qual seria o mais indicado para trabalhar com php e que fosse mais fácil de aprender, assim, rapidamente?
Abs.
Esse Aloha eu não conheço e o CKEditor é meio problemático às vezes. Já o fórum não usa nenhum terceirizado, foi criado pela própria IPS.
Quanto a ser fácil, todos eles são porque a maioria simplesmente transforma um TEXTAREA no editor e como o processamento do lado servidor ocorre antes do processamento no lado cliente, bastaria você listar a informação e ecoá-la dentro da referida tag.
Bastaria porque pode variar de editor para editor, de repente o que você decida utilizar injete o HTML programaticamente, daí nesse caso o conteúdo seria passado ao Javascript via AJAX por exemplo.
Mas nesse primeiro momento o que você deve procurar é aquele que tem o melhor custo benefício em termos de performance. Não adianta usar um editor-elefante se você quer apenas negrito, itálico e sublinhado. ;)
Falou tudo. Muito obrigado a todos que se dignaram responder.
Vc faz o administração do site pra ele... faz a página com login e senha para ele, e no menu do adm vc aponta para o conteúdo de cada página....