Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Tenho algumas dúvidas relacionadas a como se faz um objeto, na utilização da ECMAScript feita no artigo escrito aqui no imasters se faz um objeto literal:
var Pessoa = {}
Mas no livro Pro Javascript Design Patterns, os objetos são escritos como funções:
function Pessoa(){}
Quais as diferenças? Sendo que posso colocar funções e propriedades dentro dos dois.Pergunta: Se a sintaxe {} não aceita funções dentro dela, como são criados os "métodos"?
@Bruno Augusto.. lógico que aceita cara..
<script type="text/javascript">
var Pessoa = {
nome: 'Bruno',
andar: function(){
console.log( this.nome + ' andando..');
}
};
Pessoa.andar();
Pessoa.nome = 'Will';
Pessoa.andar();
</script>
Odeio esses exemplos com "Pessoa".. mas enfim.. já que começaram com isso.HAHAHAHA, certo quando alguém fala de OO vem logo um exemplo pessoa, mas ele aceita sim fui atraz de algumas coisas aqui, e o padrão var objeto = {} é muito bom, por que diminui o acoplamento e pode ser usado em aplicações pequenas com o Singleton, já o function Objeto(){} é para criações um pouco mais grandes como Abstract Factory, pelo o que entendi foi isso, aaa outra coisa pessoal, algum de vocês conheçe bem o ECMAScript 5, eu li o artigo do Joao Batista Neto e fui logo testar e não consegui, funciona em todos os browsers?
Sobre ecma5:
Opa cara,
O uso de function ou var é bem diferente e distinto. Apenas completando o exemplo que já deram: http://jsfiddle.net/sUYyK/
var Pessoa = {
nome: 'Bruno',
andar: function(){
document.write( this.nome + ' andando..');
}
};
function PessoaObj() {
this.nome = 'Bruno';
this.andar = function() {
document.write( this.nome + ' andando..');
}
}
document.write("Var: <br />");
p = Pessoa;
p2 = Pessoa;
p2.nome = 'Will';
p.andar();
p2.andar();
document.write("<br /> Function: <br />");
p = new PessoaObj();
p2 = new PessoaObj();
p2.nome = 'Will';
p.andar();
p2.andar();WTF? Eu escrevi um micro-Fiddle ontem e definir funções dentro de uma hash table dava pau.
Por isso que não gosto de JavaScript <_<
Provavelmente você usou [inline]=[/inline] e não [inline]:[/inline], ou então terminou com [inline];[/inline] e não [inline],[/inline] :P
>
WTF? Eu escrevi um micro-Fiddle ontem e definir funções dentro de uma hash table dava pau.
Por isso que não gosto de JavaScript <_<
Sei que podia ir pesquisar no google, mas o que é micro-Fiddle?
JSFiddle é um ambiente online onde você pode codificar HTML, CSS e JS e ter um output em tempo real.
Micro, é micro mesmo, no sentido de pequeno. Um pseudo-código como o que o William postou só pra testar.
Eu tenho medo de JavaScript rsrrsr
Hmm, tipo node.js Bruno? ou o JSFiddle é sem acesso ao servidor.
Não cara, é um editor online.
Você escreve seu HTML com, opcionalmente, JavaScript e/ CSS e tem a possibilidade de um preview na hora. É útil quando você tem um problema que fica difícil de se expor em palavras ou códigos ou ainda para demonstrar, na prática, em que um código resulta., sem a necessidade de ter um servidor próprio só para isso.
E ele é bastante flexível pois você pode, inclusive, carregar recursos externos, como frameworks JS (jQuery, MooTools, Prototype...) ou componentes terceirizados, como o Twitter Bootstrap.
Pode até ser possível carregar o Node.Js, mas eu nunca tentei.
Hmmm, não é exatamente a mesma coisa.
A construção:
var Pessoa = {
nome: 'Zezinho'
};Cria um único objeto Pessoa. É uma maneira de implementar o padrão Singleton.
A construção:
function Pessoa(nome){
this.nome = nome;
}Cria o equivalente a uma "classe" em javascript.
Ahn? Como assim? Isso é uma função, não uma classe.
Primeiro você precisa entender que Javascript não é uma linguagem orientada a objetos convencional, com classes, visibilidade, herança (tracional), Javascript é uma linguagem prototype.
Vou tentar explicar o que é isso de forma simplificada.
Ao fazer:
var p1 = new Pessoa("zezinho");p1 irá ser construído com base no protótipo Pessoa, ou seja, pega-se a estrutura de Pessoa, faz-se uma cópia e atribui essa cópia a p1. Dessa forma, p1 passa a ser uma instância de Pessoa.
Acontece que linguagens prototype são mais flexíveis que linguagens orientadas a objeto do ponto de vista que a estrutura do protótipo NÃO PRECISA ser mantida, você pode trocar implementações de métodos, adicionar métodos e propriedades (mas não removê-los) sem que isso afete os outros objetos que são instâncias daquele protótipo.
Observe o código:
// TODA função Javascript pode ser usada como um protótipo
function Pessoa(nome, idade){
this.nome = nome;
this.idade = idade;
}
// Outra forma de adicionar métodos a protótipos
Pessoa.prototype.saudacao = function() {
alert("Olá, eu sou " + this.nome + " e tenho " + this.idade + " anos.");
}
var p1 = new Pessoa("Henrique", 22);alert(p1 instanceof Pessoa); // true
var p2 = new Pessoa("Joe", 30);
p2.saudacaoEspanhol = function() {
alert("¡Holá! Soy " + this.nome + " y tengo " + this.idade + " años.");
}
p2.saudacao = function() {
alert("Hi, I'm " + this.nome + " and I have " + this.idade + " yo.");
}
p2.saudacao(); // Hi, I'm Joe and I have 30 yo.
p2.saudacaoEspanhol(); // ¡Holá! Soy Joe y tengo 30 años.
alert(p2 instanceof Pessoa); // true
p1.saudacao(); // Olá, meu nome é Henrique e tenho 22 AnosRepare que alteramos a implementação de saudação para [inline]p2[/inline], adicionamos um método([inline]saudacaoEspanhol[/inline]), mas sem afetar [inline]p1[/inline].
Repare que se você fizer:
p1.saudacaoEspanhol();
Obterá um erro:
Error: TypeError: p1.saudacaoEspanhol is not a function
>
A construção:
var Pessoa = {
};
Cria um único objeto Pessoa. É uma maneira de implementar o padrão Singleton.
:seta:
var Pessoa = {
};
var p1 = Object.create( Pessoa );
var p2 = Object.create( Pessoa );
var p3 = Object.create( Pessoa );
p1.someProp = true;
p2.someProp = false;
p3.someFunction = function() {};
console.log( Pessoa, p1, p2, p3 );Ótima observação, JC. Não me lembrava desse aí...
Voltando ao objetivo desse tópico hahaha,
EU tenho o seguinte código galera:
var People = {
nome = "matheus",
cpf = "xxx-xxx.xxx.xx"
};
Object.defineProperty(People,"cpf",{
get: function(){alert("você não pode saber o cpf dos outros -.-);}
});Tem uns erros sintáticos aí, mas isso aqui funciona no Firefox 18:
var People = {
nome : "matheus",
cpf : "xxx-xxx.xxx.xx"
};
Object.defineProperty(People,"cpf",{
get: function(){alert("você não pode saber o cpf dos outros -.-");}
});
People.cpf;
Provavelmente você está usando alguma versão de navegador que não suporta EcmaScript 5.
Mas to usando o chrome =|
Demorei pra encontrar os erros que o Henrique disse.
São dois: Um deles é o uso do sinal de igualdade na definição de People, quando deveriam ser dois pontos.
O segundo é a falta do fechamento das aspas duplas da sua string no alert().
Velho esses erros é por que eu digitei reto no code aqui do fórum, e não copiei e colei, mas ta tudo certinho aqui. Eu vou dar mais uma "tentada" se é que essa palavra existe, mas a intenção ali era isso mesmo? Interceptar a tentativa de acessar a propriedade?
Cara, não manjo de JavaScript, mas eu peguei testei o código do Henrique, rodei no Chrome e funcionou.
Peguei o seu e nada. Fiz aquelas duas modificações no seu código e rodou, logo, consertando aquilo fica está certo.
@matthee,
Segundo o livro Padrões Javascript a forma {} (objeto literal), é "melhor".
Alguns patterns precisam de uma forma, e outros precisam da outra.
Mas falando por cima, a sintaxe {}, é menos verbosa, não necessita usar o uso do operador new, então é um melhor padrão do que usar com function.