Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom, eu comecei a desenvolver um sistema em php (que eu acho que vai ser de grande ultilidade para a area que eu fiz), só que agora estou com um problema, eu sou horrivel em design, em colocar um nome para o sistema e em divulgação (ir visitar as empresas, etc), só que na empresa que eu trabalho (é muito pequena, 5 funcionarios), tem designers e pessoas para divulgar, só que eu estou com medo de roubarem essa minha ideia de alguma forma e eu sair no prejuízo, será que a melhor saida é mostrar para a empresa ou eu arrumar um jeito de terminar (ficando com qualidade inferior)?
se vc esta fazendo isso na dependencias é de propriedade da empresa.
Para ser seu, como foi dito,tu tem de fazer fora da empresa.... Tenta fazer pelo menos uma versão beta sozinho, depois procura sobre REGISTROS E PATENTES DE SOFTWARE, ajuda um pouco, mas ainda assim não é 100% garantido, na web é tudo facilmente copiado.. Tu tem de fazer isso dar certo(sucesso) antes que alguém tome e faça, basicamente é isso... E cuidado ao TERCEIRIZAR, tem muita gente safada por aí que pode tomar tua ideia.
se vc esta fazendo isso na dependencias é de propriedade da empresa.
Depende. Se você não foi contratado para isso e não foi acordado que após o desenvolvimento do projeto o mesmo seria detido como direito da empresa, a propriedade intelectual ainda é sua.
Para ser seu, como foi dito,tu tem de fazer fora da empresa.... Tenta fazer pelo menos uma versão beta sozinho, depois procura sobre REGISTROS E PATENTES DE SOFTWARE, ajuda um pouco, mas ainda assim não é 100% garantido, na web é tudo facilmente copiado.. Tu tem de fazer isso dar certo(sucesso) antes que alguém tome e faça, basicamente é isso... E cuidado ao TERCEIRIZAR, tem muita gente safada por aí que pode tomar tua ideia.
To pensando em fazer isso mesmo, criar um beta "meia boca" para depois pedir "ajuda", vou ler mais sobre esses registros =P
Se a idéia é sua, faça você mesmo, caso esta tenha participação de amigos, colaboradoes, a idéia ainda continua sendo sua, porém os colaboradores, terão os seus créditos e direitos autorais. A menos que tercerize o serviço que se necessita.
Tipo, o meu medo é de provar de que eu que tive a ideia, por exemplo, o dono da empresa vai la e fala que eu estou mentindo e eu fico sem poder provar, acha que um contrado resolve? (ou algo do tipo...)
O fato de você esta fazendo lá não tira que a ideia/produto seja seu.
Se eu fizer o trabalho na casa de um colega significa que o trabalho é dele?
Os cara pode querer arrumar uma briga com você pelo fato de que no local de trabalho você "não esta trabalhando".
Esse negócio de registros de software é furada. Pq se vc registrar um software e um outro cara mudar uma linha do mesmo, já vira outro software. Não vale a pena. Okha o que meu professor me falou uma vez:
Se o software trata-se de um projeto pessoal e você que é o criador quer apenas informações, veja o seguinte:
- O registro de software tem efeito declaratório, ou seja, não cria o direito de propriedade sobre ele apenas reforça a prova de autoria e pode ser necessário para comercialização futura;
- O registro é requerido junto ao INPI e pode ser feito pelo meio postal;
- Você como o interessado precisa preencher o fomulário de titularidade, gravar em 2 CDs o documento com o Código Fonte (e ainda, qualquer outro documento que entenda essencial para compreender o software), preencher declaração de cópia, pagamento do boleto com a retribuição.
Para isto, deve ler o site do INPI: [http://www.inpi.gov.br/index.php/programa-de-computador/guia-basico](http://www.inpi.gov.br/index.php/programa-de-computador/guia-basico) , onde está tudo bem detalhado.
Qualquer coisa me fale.
entra nessa transparencia que tem tudo que vc precisa saber.
Se a idéia é sua, faça você mesmo, caso esta tenha participação de amigos, colaboradoes, a idéia ainda continua sendo sua, porém os colaboradores, terão os seus créditos e direitos autorais. A menos que tercerize o serviço que se necessita.