Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia Pessoas,
A um tempo tenho pesquisado sobre como deixar as url's amigaveis do meu site em ajax e gostaria de saber com vcs s existe alguma solução em PHP??? (A ideia seria fazer com que meu site em ajax seja rastreavel pelo sistema de busca da google)
A principio encontrei duas solucoes que precisaria do JAVA:
CrawlJax
HtmlUnit
E gostaria de saber com vcs s tem como eu rodar HtmlUnit com PHP?
É isso, se alguém puder dar uma luz serei grato... esse negocio ta consumindo o que resta dos meus neurônios ^^.
Abraço \o
>
Se é somente a troca da URL, estude sobre history.
Se for algo além disso, se explique melhor.
Então...
O que estou buscando é uma solucao para fazer com que meu site em ajax seja rastreável pelo sistema de busca do google.
Para solucionar esse problema o google oferece algumas solucoes que se encontra nesse link -> https://developers.google.com/webmasters/ajax-crawling/docs/getting-started, abaixo é possivel visualizar:
-
Se grande parte do seu conteúdo é produzido com uma tecnologia de servidor como PHP ou ASP.NET, você pode usar seu código existente e substituir apenas as porções de JavaScript de sua página web com estática ou do lado do servidor criado HTML.
Tanto htmlUnit quanto CrawlJax se n me engane teria q instalar o JAVA no meu servidor e usar CLASSPATH para chamar as bibliotecas.. A bronca seria como resolvo isso com php, n sei bem o processo (por falta de conhecimento mesmo). =P
MInha outra dúvida seria, como faço rodar htmlUnit com php mesmo.. =]
N estou encontrando mto material interessante.. s puder dar uma força fico te devendo ate minha alma. asuhashusahu
os links do meu site ta tipo -> www.site.com.br/#php/pagina1.php
O google n possui uma relacao mto boa com ajax.. as url's do ajax n ajuda mto. ^^
Vlws... caso encontre algo antes posto aqui. =]
O que o google quer que você faça é o acesso direto as páginas criadas por ajax.
Eu fiz um tempo atrás, uma paginação em Ajax que utilizava o método pushState do history para alterar a URL. Existem navegadores que não suportam o pushState. Nesse caso, eu realizava a troca síncrona da página. Quando o usuário acesse a URL, normalmente o site seria executado.
Todos os links internos do site, possuíam a sua URL escrita como deveria ser o acesso síncrono. A única diferença, é que, a requisição era assíncrona.
Por exemplo, havia o link
site.com/produtos/pagina/1
Quando eu clicasse no link, era reconhecido que era uma requisição interna, então era feita uma requisição ajax, e, através do pushState, alterada a URL. Caso o usuário acessasse diretamente a URL, era feita uma requisição normal.
Mas faz tanto tempo que fiz, e ainda era uma extensão para um framework (CodeIgniter).
>
O que o google quer que você faça é o acesso direto as páginas criadas por ajax.
Eu fiz um tempo atrás, uma paginação em Ajax que utilizava o método pushState do history para alterar a URL. Existem navegadores que não suportam o pushState. Nesse caso, eu realizava a troca síncrona da página. Quando o usuário acesse a URL, normalmente o site seria executado.
Todos os links internos do site, possuíam a sua URL escrita como deveria ser o acesso síncrono. A única diferença, é que, a requisição era assíncrona.
Por exemplo, havia o link
site.com/produtos/pagina/1
Quando eu clicasse no link, era reconhecido que era uma requisição interna, então era feita uma requisição ajax, e, através do pushState, alterada a URL. Caso o usuário acessasse diretamente a URL, era feita uma requisição normal.
Mas faz tanto tempo que fiz, e ainda era uma extensão para um framework (CodeIgniter).
Entendi...
Eu tinha encontrado alguns artigos falando sobre pushState, inclusive até aqui no forum imaster... mas fiquei com receio de usar justamente pq só nos navegadores atualizados q funfa...
O Crawljax a galera fala mto bem dele... a bronca é que queria ver uma solucao pra isso sem precisar instalar JAVA no servidor.. E como trabalho em uma instituicao, seria um processo muito burocrático com o pessoal responsável pelo servidor... resumindo... seria um pé no saco. =]
Dai antes de cair de cara tanto em HtmlUNit quanto CrawlJax queria ver s resolvia diretamenet no PHP ou até mesmo fazer eles rodarem com php.
Encontrei um script que parece interessante + n testei ainda, segue abaixo:
http://www.victorferraz.com.br/ajax-com-url-amigavel/
Vou dar uma sacada. ^~
Vlws
Pois é, em português, tem pouco material mesmo. No link abaixo (em inglês), tem bastante coisa interessante que pode lhe ajudar:
http://www.seomoz.org/blog/how-to-allow-google-to-crawl-ajax-content
>
Pois é, em português, tem pouco material mesmo. No link abaixo (em inglês), tem bastante coisa interessante que pode lhe ajudar:
http://www.seomoz.org/blog/how-to-allow-google-to-crawl-ajax-content
Pow Gabriel...
Muito bom ess LINK MAN! Agora esta dando pra entender o pq de algumas coisas.. vou dar uma sacada nele, qualquer coisa dando td certo posto aqui a solucao.. ou volto a encher.
Vlws mesmo. =]
Caso você encontre uma solução, ou tenha duvidas sobre os exemplos, poste aqui, vai ser bem útil futuramente.
Se é somente a troca da URL, estude sobre history.
Se for algo além disso, se explique melhor.