Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Galera , vou começa um projeto novo e quero fazer em MVC , pois estou trabalhando com asp.net MVC e já comecei pegar o jeito da coisa .. Enfim .
Como que eu devo dividir meu projeto ? Model ( classes e acesso ao banco) , Controller ( regra de negócio ) e View . Como no ASP.NET MVC .. Ou , DBO ( acesso ao banco ) , Model , Controller e View ?
Valeu galera !
Mas vou fazer em PHP .. Dai quero dividir as pastas do meu projeto , mas da melhor maneira. No ASP.NET é divido em Model , Controller e View.
Por que não usa um framework?
Eu recomendo o Laravel.
Há inclusive um site brasileiro dedicado a esse framework. Onde eu achei esse vídeo explicativo sobre como usar MVC no Laravel:
Legal cara , não sabia que existia !. Mas quero começar na raça mesmo primeiro . Mas mesmo assim , vou pegar ele e ver como é estruturado.
A estrutura de diretórios e/ou nomenclatura dos arquivos do projeto é indiferente, contanto que você mantenha um padrão hierárquico-nominativo e o respeite do início ao fim do projeto o qual você sinta confortável para trabalhar e não prejudique quem vier a prestar manutenção no mesmo, você estará bem.
Já ao usar um framework, no entanto, você deve respeitar a forma imposta por ele. Alguns frameworks impõem, inclusive, um padrão de codificação próprio ou a PSR-2 inteira o que, na minha opinião, deixa o código feio.
Zend framework, symfony, codeigniter, cakephp...
Nesse link
http://www.youtube.com/watch?v=Aw28-krO7ZM
o cara mostra como ele fez o seu mvc do zero
Como que eu devo dividir meu projeto ? Model ( classes e acesso ao banco) , Controller ( regra de negócio ) e View .
Erro conceitual: Controller não lida com regras de negócio, quem faz isso é o Model.
Controller, num contexto web, lida com as requisições do usuário.
Eu quando começei na "raça" fiz a seguinte estrutura, e tem funcionando muito bem para mim até hoje, inclusive fiz um "mini framework" para mim, para utilizar em N sites que faço, com coisas bem bestas, como o CRUD por exemplo rsrs... para aplicações grandes eu uso 3 frameworks Laravel (favorito), Codeiginiter(era o favorito até aparecer laravel) ai por último quando preciso ou pego projeto pronto CakePHP se não as duas primeiras opções rsrs..
Abaixo a estrutura que eu utilizo
app (pasta)
-> modules (pasta)
-> Arquivos
-> Controller (pasta)
-> Arquivos
lib (pasta)
-> Arquivos (como DB, Login, e afins)
assets (pasta)
-> css (pasta)
-> Arquivos
-> js (pasta)
-> Arquivos
-> images (pasta)
-> Arquivos
-> upload (pasta)
-> Arquivos
views
-> Arquivos
arquivos raiz (index.php, config e afins)
Entendi cara . Estou fazendo , Model , View , Controller , Content ( js / css )
Faz 1 mes que comecei a aprogramar em PHP. Antes usava ASP.
Nem fazia ideia de MVC.
Estou usando o Codeigniter. Ainda é um mundo novo pra mim. Principalmente POO.
siga as orientações da msdn
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg416514%28v=vs.98%29.aspx