Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde pessoal. Atualmente estou trabalhando com um ERP + SQL Server 2008 e lendo a documentação encontrei a seguinte informação sobre performance do banco:
"É recomendável que por uma questão de performance, os parâmetros AUTO CREATE STATISTICS e AUTO UPDATE STATISTICS estejam como FALSE, e com isso recomendamos também que seja feito diariamente num período de menor utilização do ambiente a coleta de estatísticas dos objetos envolvidos"
Alguem poderia me explicar o que seria e o que impactaria desativar isso em um banco de dados em produção? Como fazer manualmente essa coleta de estatísticas dos objetos envolvidos?
Obrigado.
Não sei que funciona em SqlServer mas em Oracle o que se faz e programar um JOB que roda de forma periodica (depende do BD em questão) e numa hora de ociosidade da máquina e coleta as estatiscas do BD.
É importante mantá-las atualizadas pois o otimizador das queries as utiliza para tomar as decisões de leitura da tabela.
Pelo que entendi estes parametros AUTO CREATE STATISTICS e AUTO UPDATE STATISTICS ligados fariam que cada alteração provocasse uma alteração das estatiscas o que onera a performance.Na maioria dos casos isto não é necessário.
Procure algum material de melhores práticas para ser manter estatisticas atualizas em SqlServer não deve ser difícil achar.