Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Existe algum problema de segurança ao utilizar os links com o caminho exato do meu servidor ?
/home/meusite/www/uploads/
Estou tendo problemas para voltar diretórios com ../ por isso essa seria uma saída que resolveria meu problema.
Obrigado.
muito obrigado enrico, vou testar... abraço
Com certeza vai dar dor de cabeça e vai acontecer problemas se desejar migrar de servidor ou se o host desejar mudar o seu nome de usuário ou algo do tipo.
Caminhos relativos SEMPRE vão dar problema, SEMPRE. A solução é a constante mágica __DIR__ que representa o diretório atual do script PHP.
Vamos supor que o diretório atual do arquivo seja /home/site/www/admin, pois o nosso arquivo no qual estamos com esse código é /home/site/www/admin/foto.php, lembre-se que estou supondo apenas.
<?php
echo __DIR__ . '/'; # /home/site/www/admin/
echo __DIR__ . '/../'; # /home/site/www/../ (a mesma coisa que /home/site/www/)
echo __DIR__ . '/../uploads/'; # /home/site/www/../uploads/ (a mesma coisa que /home/site/www/uploads/)
E com isso conseguimos o diretório absoluto dinamicamente.
Se você ainda está na idade da pedra usa PHP 5.2 ou alguma versão inferior à 5.3, use dirname(__FILE__) ao invés de __DIR__.
Para saber mais sobre constantes mágicas, veja a documentação: http://www.php.net/manual/pt_BR/language.constants.predefined.php