Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom tarde senhores!
Então.
Além de desenvolver front-end (básico) e back-end (avançado, ainda muito que aprender hehehe) eu vendo uma solução de sistema web, ou seja, sistemas administrativos, ordem de serviço, financeiro e escolar (aluno/professor)
Como eu vendo uma cópia de cada sistema, e ele é somente adaptado para a empresa, ele fica quase que 90% igual ao modelo atual.
Minha dúvida.
Existe algum método de controlar o uso desse sistema ou website?
Exemplo: Cliente não pagou a mensalidade do suporte ou hospedagem do website, eu vou la no meu banco de dados e desativo o cliente em questão.
Pensei em usar algo como: um selec no MEU BANCO (com usuario somente de SELECT) para ver se está ativo, se estiver, libera o acesso ao INDEX do sistema ou site, as outras paginas derivam dela, entao nao ha necessidade de testar em todas.
Queria saber se é viável, se atende o que estou precisando.
Entenderam ou quer que eu explique melhor?
Abraços galera, até breve.
Cara faça o seguinte ao invés de o cliente se conectar a sua base e fazer um select pois se o cara abrir lá vai ter acesso ao seu banco.
Melhor você criar um autentica.php que recebe um id (O id do cliente) e esse arquivo que estara no seu servidor verifica se o iD esta ativo e retorna true ou false.
A melhor opção para o seu caso e hospedar o aplicativo em seu servidor. e você pode disponibilizar para os seus clientes atraves de subdominio com o nome do dominio do mesmo.
Exemplo:
link do seu app: meupp.com.br
link para uso do seu cliente: domoniodocliente.meuapp.com.br
Outra dica e disponibilizar o seu app para o cliente atravez de um proxy ou algo do tipo seira a melhor opções pois o cliente nao teria acesso ao codigo fonte do seu app.
Com esse esquema de subdomínio ai dá até pra colocar um domínio do cliente que fica tudo transparente, como se estivesse efetivamente instalado em uma máquina com o domínio apenas.
Gostei da opção do autentica.php...como faria efetivamente!? Alguém algum exemplo?!
Tipo, Sei trazer o arquivo e sei executá-lo, mas como eu faria de no caso se nao existir o ID ou nao estiver disponivel, como eu bloquearia o acesso ao site ou sistema?
Pode ser tipo:
Include auttentica.php;
if ($return == 'SIM')
{
SITE
}else{
SITE INDISPONIVEL
}
Só que se a pessoa tiver um mínio de conhecimento, ela pode liberar o site facilmente!
Por isso que eu sugeri que voce hospede seu app em seu próprio servidor e crie subdominios para cliente pois neste modelo voce tem a seguranca de o cliete nao ter acesso ao codigo fonte do projeto e para facilitar o seu trabalho voce pode criar um sistema modular que de acordo com a necessidade do cliente voce adicione ou ative modulos ao sistema.
E para não ter um sistema igual para cada cliente pode ser usado um gerenciamenteo de templates.
Entendi Ricardo,
Creio que será mesmo a melhor opção.
Mas penso que no caso de um cliente, que tenha já um site e um servidor de hospedagem, irá querer hospedar em seu próprio serviço. Ou mesmo mas infraestrutura intranet. Nestes casos, terei que pensar em algo.
Sugestões!?
Bom amigo assim sem conhecer o tipo de app e o publico alvo fica dificil de dar uma boa solução para o problema.
Algumas alternativas que podem lhe ajudar.
Caso seja um sistema hospedado em um servidor na Web, acredito que seja essa ha melhor solução.