Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia pessoal, estou no meio de um código onde trago do banco informações que precisam ser mostradas ao usuário, essas informações precisa vir na ordem do dia da semana.
SEGUNDA - 07:00 12:00 14:00 17:00
TERCA - 07:00 11:00 14:00 17:00
QUARTA - 09:00 12:00 14:00 17:00
QUINTA - 07:00 10:00 12:00 17:00
SEXTA - 07:00 12:00 14:00 17:00
Mas quando pego essas informações no banco elas não retornar nessa ordem, como faço para que elas fiquem na nessa ordem ?
Estou trazendo do banco assim:
$i = 0;
foreach($queryAgenda as $rsAgenda){
$agendaPadraoDiaSemana[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoDiaSemana'];
$agendaPadraoTurno1_inicio[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoTurno1_inicio'];
$agendaPadraoTurno1_fim[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoTurno1_fim'];
$agendaPadraoTurno2_inicio[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoTurno2_inicio'];
$agendaPadraoTurno2_fim[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoTurno2_fim'];
$agendaPadraoduracaoConsulta[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoduracaoConsulta'];
$agendaPadraoduracaoUnidade[$i] = $rsAgenda['agendaPadraoIDunidade'];
$i++;
}Nessa tabela eu não uso data, só o nome do dia. Você fala assim ?
Segunda - 1
Terça - 2
Quarta - 3
Quinta- 4
Sexta - 5
Nos sistemas que criamos sempre utilizamos um numero para identificar o dia da semana, de 1 a 7, você pode utilizar isso ai, criando uma nova coluna ou se inseriu as datas na ordem que vc deseja utilizar o primary key para trazer ordenado.
Vlw, precisei mudar algumas coisas tanto no banco como nos códigos, mas ficou bom. Muito obrigado
Isso mesmo, melhor utilizar assim, se um dia precisar comparar os dias da semana também será mais fácil (qual dia vem antes).
Ou você pode também utilizar a data real de cada dia (se for viável para o seu sistema, claro).
O MySQL possui uma função chamada DAYOFWEEK() que recebe uma data, em formato americano, e retorna o dia da semana correspondente.
Abraço!
Nos sistemas que criamos sempre utilizamos um numero para identificar o dia da semana, de 1 a 7, você pode utilizar isso ai, criando uma nova coluna ou se inseriu as datas na ordem que vc deseja utilizar o primary key para trazer ordenado.