Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Estou desenvolvendo meu portfólio. A pergunta é simples, acham viável eu desenvolver a página em HTML5 e CCS3? Digo na questão de suporte dos navegadores mais populares, usando as tags como header, footer, aside e etc.
Estou desenvolvendo meu portfólio. A pergunta é simples, acham viável eu desenvolver a página em HTML5 e CCS3? Digo na questão de suporte dos navegadores mais populares, usando as tags como header, footer, aside e etc.
Depende, porque como todos sabem o Internet Explorer é o assassino do CSS3, ha alguns hack para fazer algumas das funções funcionar mas no entanto não é compatível...
na real eu acho que é hora de um protesto mundial contra o FIM do Internet Explorer, vamos para as ruas.... kkkkkkk'
É viável sim, e para não sofrer com o maligno IE é só usar o html5shiv \o\
html5 é fácil mas CSS3 não tem como resolver então a resposta é NÃO
Deixe o IE que se exploda, faz sim cara! haha
Deixe o IE que se exploda, faz sim cara! haha
Querendo ou não IE ainda domina o mercado, então se você quer que 45% de toda internet acesse seu site não faça isso...
Domina não, hoje ele tem 20% do mercado. Chrome tem 45%.
ois bem, vieram Chrome e Firefox para bagunçar todo o resultado e hoje o que vemos é uma disputa acirrada no mercado. Mas afinal, quem está na frente? Depende da empresa de pesquisa. Para a Net Applications, o líder ainda é o Internet Explorer, com 55,82% dos usuários.
Se informem melhor pessoal..., faz tempo que IE não domina nada..., apenas dores de cabeça...
Pois é, algumas pessoas acham que não dominam outras tem dúvidas e outras afirmam que ainda domina..
agora a pergunta é:
vale a pena arriscar?
de qualquer forma vale a pena perder 20% de acesso?
eu odeio o IE mas você tem que entender que não esta nas suas mãos.
Cara é viável pelo fato de que daqui pra frente a tendência é o html5 e o css3 crescer mais ainda.. ai vc monta em xhtml e depois vai ter q mudar? Eu aconselho a vc baixar a apostila HTML5 E CSS3 PIMENTA COM FARINHA, foi boa pra mim entender bem sobre esse assunto
abrç
O que eu acho tenso é o fato de precisar deixar recursos de lado pq a Microsoft é birrenta, no caso eu optaria por alguns hacks, ou até mesmo pagina diferenciada conforme o navegador. Mas que da vontade de tacar fogo no IE, isso da hein.
JS é a solução (com moderação)... rsrsrs...
E também acho que ainda o IE domina o mercado pelo simples fato do Windows ser o sistema operacional mais usado e do IE vir junto com ele. Muitas pessoas, pelo menos aqui na região, ficam na comodidade usando o IE (principalmente o pessoal de mais idade).
Meu pai e minha mãe usavam o IE até eu instalar o Chrome e trocar o ícone do mesmo pelo do IE, depois contei para eles que o acesso a internet havia sido atualizado.... kkkkkkkk... :joia:
>
Cara é viável pelo fato de que daqui pra frente a tendência é o html5 e o css3 crescer mais ainda.. ai você monta em xhtml e depois vai ter q mudar? Eu aconselho a você baixar a apostila HTML5 E CSS3 PIMENTA COM FARINHA, foi boa pra mim entender bem sobre esse assunto
abrç
Vale a pena deixar de ter acesso?
Faça um com html5 e css3 para navegadores modernos e outro site compativel com navegadores mais antigos...
off: Antes eu achava o EI um lixo, mais a verão 10 ta bem melhor que o google canary, e olha que o canary é bem melhor que o chrome..
A tendencia e largar o chrome, que até poucos anos atras era indiscutivelmente o melhor...e hoje leva um banho do opera 15...
não desenvolvo nada em HTML5 e CCS3 porque o internet explorer é um empecilho. Busco sempre trabalhar com códigos simples e compatíveis com todos os navegadores.
Acho que tem que ver o nicho que vai ver o site, quem vai entrar no seu site?
Não é qualquer pessoa que sai procurando um portfólio de um desenvolvedor.
Ou seja, tem os navegadores mais modernos.
as tags de html5 roda no IE usando o html5shiv. já coisas em css3 não. mas vocês reclamando ate parece que vão fazer site usando recursos 3d do css3.
o máximo de css3 que as pessoas usa e as transitions, bordas e gradient, ou sendo quase tudo pra estética nada faça o site funcionar.
não acho que vale apena prejudicar a maioria dos usuários que usa navegadores modernos fazendo as vezes carrega a te mais coisas por que não ta usando html5 e css3 por causa do IE.
Vale a pena deixar de ter acesso?
cara.. não é questão de deixar de ter acesso.. foi o que o Jonathan Cutrim falou.. se for um portifólio.. quem vai procurar um portifólio vai ser uma pessoa q já meche com o computador.. então a chance de ter um navegador moderno é grande.. mas é aquilo é atirar sem saber se vai acertar o alvo.. por isso q eu falei aconselho a ler a apostila httml5 e css3 - farinha com pimenta..
mas é aquilo é atirar sem saber se vai acertar o alvo
Continuo perguntando, compensa?
Vamos entrar no caso que vocês citaram, um portifólio.
ai sim é mais do que um requisito ser cross browser, quem aqui contrataria um cara que só consegue abranger x do mercado?
você pode ter as frescuras no chrome, mas ainda é indispensável que o site pelo menos não quebre no IE.
quem vai procurar um portifólio vai ser uma pessoa q já meche com o computador..
Errado, nem sempre é.
Galera, não sou contra o CSS3 mas ainda não é hora.
Cada coisa tem o seu tempo, assim que a microsoft falar: A partir de agora só IE9 > ai sim vc pode ir.
Galera, não sou contra o CSS3 mas ainda não é hora.
Penso do mesmo jeito, o CSS3 é fantástico só não fala isso quem não conhece ele, mas ainda é limitado pelos browsers (IE's), infelizmente.
Cada região tem sua cultura, acredito que neste tópico deve ter pelo menos umas 5 pessoas de 5 estados diferentes do nosso país, então olhe pra sua região e veja que nível esta o acesso a informação/Cultura Digital. O que eu quero dizer com isso é que: Pergunte pra uma pessoa a seguinte frase: "Qual browser você utiliza em seu computador?"
Aqui na minha região pelo menos a grande parte das pessoas vão falar o seguinte para mim:
Pessoa - O que é isso? Nunca ouvi falar!
Eu - Por onde você acessa a internet?
Pessoa - aaa bom, acesso pelo internet explorer.
Provavelmente ainda é a versão utilizada vai da 7 a 9. (Versão 6 em alguns casos raros). Os dados aumentam pro IE quando o acesso é feito dentro de empresas!
Pessoas leigas não se dão ao "luxo" ou "perca de tempo" procurando browsers modernos na internet. Frisando: Pelo menos aqui pela região onde eu vivo!
Sim eu uso CSS3, mas apenas o básico!
sim