Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Ola pessoal eu estou com uma grande duvida nesse assunto ,eu estou terminando de desenvolver um site delivery para uma lanchonete (site onde usuarios podem realizar pedidos de lanches + um CMS onde o admin recebe os pedidos ,cadastra produtos ,ver relatorios de vendas, atualiza a logo do site e imagens do slide do topo do site).Então a minha duvida é o seguinte ,qual seria a melhor opção: Vender esse site ?(se for vender eu tambem devo entregar os arquivos ?) e por quanto vender ? ou "Alugar ele" ( cobrar uma taxa de instalação + uma mensalidade para manutenção) e alugar por quanto ?
obs: Essa é a 1ª vez q vou trabalhar com desenvolvimento .
Obrigado.
Hum entendi .. mas e relação aos arquivos , seu eu vender eu passo todos os arquivos pra ele ? , caso eu passe os arquivos o problema disso é que ele pode revender o que eu fiz .
Cara, se você vai vender, sim você passa os arquivos para ele. Você vai hospedar num servidor e depois passar usuário e senha do servidor para o usuário (após receber, claro) e da mesma forma a senha e ID do registro.br caso você tenha registrado o domínio do cliente.
Essa questão de o cliente revender o seu trabalho, deve estar constando no contrato.
Nunca tive essa preocupação, porque todo projeto que fiz foi muito personalizado e isso inviabiliza a questão, exceto se o cara conhecesse muito de desenvolvimento web, mas nesse caso ele não estaria me contratado.
mas nesse caso ele não estaria me contratado.
kkkkkkkkkkkk... isso já diz bastante coisa
Definir o autor da página também é uma boa prática ;)
Se você for vender, você vai entregar os arquivos já hospedados no servidor.
Para você fazer manutenção não visível pelo cliente em um site (o cliente pede e você modifica), não se esqueça de gerar um relatório informando o que você faz, assim você justifica o valor que estará recebendo.
Inclua tudo no contrato.
Por quanto vender? http://forum.imasters.com.br/forum/146-consultoria/
Você pode manter seu banco de dados e dominio para você, ai para cada cliente que comprar você cria uma conta relacionada com chaves de licença (neste caso, cada chave deve dizer, em criptografia, quanto tempo vai durar) e quando a chave expirar o programa diz que ele deve te contatar para fazer outro pedido e renovação.
Você pode fazer o mesmo com manutenção, onde você põe uma flag se o usuário já pagou ou não a manutenção mensal para saber se o programa vai ou não deixar ele utilizar o sistema.
Desta forma você centraliza tudo em um lugar só e pode fazer manutenção em um unico sistema hospedado na internet, claro que desta forma você vai precisar ter muito mais segurança par evitar roubos, mas é o melhor a se fazer.
Você pode vender o site para seu cliente por um preço 'x' e cobrar dele a taxa de manutenção mensal. Ai você ver a melhor forma, incluir a mensalidade da hospedagem e renovação anual do domínio. Nunca ouvi falar de aluguel de site. Sistema online sim, mas como tudo é possível nessa vida. Converse com seu cliente e veja a melhor forma de atendê-lo sem prejudicar seu trabalho.