Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite, senhores! Terminei de desenvolver um sistema para um cliente. E para esse cliente desenvolvi algo voltado para a empresa dele. Com o logotipo e cores da empresa. Porém outro cliente do mesmo ramo me solicitou um sistema parecido.
Pensando nisso achei que seria melhor englobá-los em um só sistema e disponibilizar todos os módulos comuns e que irá atender as duas empresas. Uma interseção. Sendo que existem módulos que podem ser usados por um e outros não, ou usem todos.
O que gostaria de saber é se, estou correto em cobrar um valor de adesão pelo sistema, sendo o primeiro mês gratuito e os seguintes cobrados. Estou correto, é anti-ético ? O sistema é online. Para o primeiro cobrei um valor específico para desenvolver o sistema para a empresa dele. Seria errado cobrar uma taxa de adesão desse novo cliente e futuramente atualizar o sistema do primeiro , visto que ele irá se beneficiar do upgrade já que terá um sistema mais completo e mais dinâmico ?
Por favor, desenvolvedores, programadores e empresários ou pessoas do ramo, como devo lidar com essa situação ?
Carregando comentários...