Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite, senhores! Terminei de desenvolver um sistema para um cliente. E para esse cliente desenvolvi algo voltado para a empresa dele. Com o logotipo e cores da empresa. Porém outro cliente do mesmo ramo me solicitou um sistema parecido.
Pensando nisso achei que seria melhor englobá-los em um só sistema e disponibilizar todos os módulos comuns e que irá atender as duas empresas. Uma interseção. Sendo que existem módulos que podem ser usados por um e outros não, ou usem todos.
O que gostaria de saber é se, estou correto em cobrar um valor de adesão pelo sistema, sendo o primeiro mês gratuito e os seguintes cobrados. Estou correto, é anti-ético ? O sistema é online. Para o primeiro cobrei um valor específico para desenvolver o sistema para a empresa dele. Seria errado cobrar uma taxa de adesão desse novo cliente e futuramente atualizar o sistema do primeiro , visto que ele irá se beneficiar do upgrade já que terá um sistema mais completo e mais dinâmico ?
Por favor, desenvolvedores, programadores e empresários ou pessoas do ramo, como devo lidar com essa situação ?
Cobrei uma taxa de adesão e será cobrado uma manutenção mensal. Uma vez que o sistema não será esquecido. Será monitorado e melhorado de acordo com a utilização de cada usuário.
Na verdade esse é Modus operandi de muitas empresas, não da pra fazer software para um novo cliente sem aproveitar nada do código usado em trabalhos anteriores, e revender o software já feito para um cliente é igualmente comum. No brasil a situação é critica pois os tribunais não tem competência para julgar casos técnicos de programas se tratando de direitos e afins, mas é o ético deixar bem claro para o cliente como vai ser usado o código que ele esta comprando e o qual o nível de acesso do mesmo a este, se ele vai ser livre para modifica-lo com outras empresas, se o código vai ser encriptado ou oferecido como serviço de modo a segurar o cliente a sua empresa, etc.
Cobrei uma taxa de adesão e será cobrado uma manutenção mensal. Uma vez que o sistema não será esquecido. Será monitorado e melhorado de acordo com a utilização de cada usuário.
Nesse caso, é só deixar tudo claro em contrato e você não vai ter dor de cabeça!
Não há nada de anti-ético em comercializar o sistema para a segunda empresa (e pras próximas que virão) da forma que você imaginou. Pra evitar casos assim, eu sempre especifiquei em contrato que, apesar de estar desenvolvendo o produto sob as especificações da empresa X, eles tinham apenas o "direito de uso do software" mas que o código-fonte e o "direito de comercialização" eram meus.
Sobre a primeira empresa, depende do tipo de contrato que você fez com eles. Além do que já pagaram, eles têm que pagar alguma mensalidade ou taxa de manutenção ou você combinou um único pagamento?