Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia!
Estou com um probleminha.
Tenho q ordenar uma lista com base em duas informações. a primeira seria status e a outra por data.
Com relação a ordenar por status, já está sendo feita.
$query = mysql_query("SELECT * FROM despacho ORDER BY despacho.idStatus ASC");
Está ordenando corretamente, mas com a data na ordem decrescente:
status 1 28/11/2013
status 1 30/11/2013
status 1 02/12/2013
status 2 14/11/2013
status 3 10/11/2013
status 3 13/11/2013
mas preciso ordenar baseado no campo data na ordem Crescente também:
status 1 02/12/2013
status 1 30/11/2013
status 1 28/11/2013
status 2 14/11/2013
status 3 13/11/2013
status 3 10/11/2013
Fico grato se puderem me ajudar.
Opa, meu brother, valeu. Nesse caso está ordenando blz pelo dia.
tipo
30/10/2013
25/11/2013
03/12/2013
faz ideia de como ordenar com dia, mes e ano? ou pelo menos dia e mês.
>
Opa, meu brother, valeu. Nesse caso está ordenando blz pelo dia.
tipo
30/10/2013
25/11/2013
03/12/2013
faz ideia de como ordenar com dia, mes e ano? ou pelo menos dia e mês.
se o campo do banco de dados estiver como date, quando de o order by ja e para ordernar desse geito.
se o campo do banco de dados estiver como date, quando de o order by ja e para ordernar desse geito.
Saquei. Infelizmente o meu não está. existe outra maneira de faze-lo?
valeu por esclarecer!
Aí vai dar bem mais trabalho. Vai ter que separar os componentes da data (dia, mês e ano) e dentro de um while ordenar por ano, depois por mês e depois por dia.
Eu consideraria a opção de mudar o formato do campo no banco de dados, mas mesmo assim tem que tomar cuidado para não perder informações ou dar outros problemas ao sistema
>
Aí vai dar bem mais trabalho. Vai ter que separar os componentes da data (dia, mês e ano) e dentro de um while ordenar por ano, depois por mês e depois por dia.
Eu consideraria a opção de mudar o formato do campo no banco de dados, mas mesmo assim tem que tomar cuidado para não perder informações ou dar outros problemas ao sistema
Isso que estou pensando. Pq o banco ja esta alimentado com muitas informações. Se eu mudar o formato, vai zerar todos os campos data. Quanto ao sistema, eu teria que mudar varios trechos do código. Talvz seja o caso, fazer com while...freuds rsrs
Se você alterar para um campo de data realmente será bem menos trabalhoso daqui pra frente, tenho certeza absoluta!
blz...valeu!
>
Saquei. Infelizmente o meu não está. existe outra maneira de faze-lo?
valeu por esclarecer!
cara se der para mudar para date mude!
isso pode ter dar dor de cabeça no futuro, não faça do jeito mais simples faça do jeito correto!
Crie uma outra coluna na sua tabela do bd no formato date e crie uma query para ele receber todas as datas da outra coluna e então depois é só deletar a coluna antiga e renomear a nova.
Acho que será a forma mais simples.
$query = mysql_query("SELECT * FROM
despachoORDER BYdespacho.idStatusASC,dataDESC");