Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Sei que pra muitos pode achar besteira eu perguntar isso, mas qual a diferença entre Abstração e Encapsulamento? afinal tem diferença?
Abstração, significa representar um modelo, algo intangível. Por exemplo, se eu digo "máquina voadora", não é possível determinar de que tipo de máquina estamos falando. É preciso definir algo concreto, como um Avião, um Balão ou uma Asa Delta. Não podemos criar uma instância de uma máquina voadora diretamente, mas podemos construir um avião e dizer que ele é uma máquina voadora.
Quanto ao Encapsulamento, é um conceito que se aplica mais ao comportamento de um objeto. Ele está mais ligado ao isolamento de uma funcionalidade. Por exemplo, um avião necessita de um mecanismo para ir para frente. Do ponto de vista do piloto, é indiferente se o avião usa turbinas ou hélices, já que ele apenas deseja que o avião se desloque para frente quando ele ligar os motores.
É uma diferença sutil entre os dois conceitos.