Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal, eu sempre tive uma grande preocupação com o tempo de resposta dos meus scripts em php, e sei que em grandes aplicações há bastante códigos e informações a serem analisadas e processadas em php em antes que a pagina seja carregada e queria saber como que o php ainda consegue ser tão rápido mesmo sendo tanta coisa para o php processar antes da pagina abrir? Por exemplo, o Facebook em grande parte e constituído em php, e sendo o Facebook tão grande logo vemos o quanto de processamento que o php faz e mesmo assim é super rápido. Eu estou trabalhando em uma aplicação mas ela também é grande mas me preocupo muito com o desempenho, por isso queria saber se ao utilizar o php, existe uma limitação em relação ao tamanho e extensão dos códigos , ou seja eu preciso me preocupar em não processar tanta informação utilizando o php? Por exemplo, as vezes eu queria colocar o php para ler um cookie para poder realizar uma ação mas as vezes mesmo sendo uma boa ideia, eu acabo não fazendo pensando que isso poderia deixar o script muito lento. Eu não sei se consegui me expressar corretamente, mas se puderem me ajudar com esta duvida fico grato. Obrigado.
Então eu sempre tive ideias maravilhosas que simplificaria e melhoraria muitas coisas na aplicação a qual estou desenvolvendo mas tenho medo de aplica-las pois eu terei mais códigos a serem processados pelo php e isso me deixa com medo de tornar a aplicação lenta. Eu já percorri vários sites que falam sobre como otimizar um site em php e atualmente tudo que eu faço na aplicação já é pensando em otimizar para uma melhor performance.
Muito cuidado com isso, como o bom velhinho diz: "A otimização prematura é a raíz de todo o mal.".
A melhor forma de começar a resolver é depurar o código usando WebGrind/kCacheGrind e procurar gargalos de performance. Lembre-se que nem todos os problemas são possível de serem resolvidos. Cache de banco de dados, webservice, imagens, etc.
Enrico eu dei uma pesquisada no Google sobre otimização prematura, e tenho certeza que isso não é um problema pra mim, mas ninguém faz nada sem que seja bem claro seu publico alvo e o impacto que isso irá gerar sobre o mesmo, sendo assim tomo por vez que é sim necessário otimizar logo de inicio. Pelo que entendi o problema não seria exatamente em otimizar prematuramente e sim em dar tanta atenção e recursos a isso chegando ao porto de ignorar tantas outras áreas com reais importâncias. Eu já estudei muito e continuo estudando e muitas pessoas que estão mais inseridas na minha vida as vezes se perguntão porque eu gasto tanto tempo no que eu estou fazendo, mas a verdade é que eu simplesmente não quero e não vou fazer algo que não faça a diferença, ou seja, eu realmente quero que a minha aplicação faça a diferença e seja muito boa por isso não importa o tempo que eu gaste envolvido nisso assim como também não importa os recursos que terei que gastar para poder tornar tudo isso real. Por isso eu não prezo que ela seja concebida rapidamente mas sim que haja qualidade, e poder fazer o meu melhor na otimização é uma chave para tudo isso. Enfim eu achei muito interessante eu ponto de vista que você destacou sobre o perigo da otimização prematura até porque eu eu ainda não havia ouvido falado sobre isso.
Otimizar de início é raramente necessário porque só faz o código ficar menos legível e você gastar tempo. Se isso fosse uma prioridade usaríamos Assembly em tudo.
É nisso você ter razão
Entendi, essa parte de velocidade do site depende de fatores que vão além do PHP: Consultas SQL otimizadas, uso correto de cache e uso de ajax para diminuir o tamanho das respostas http por exemplo. Outros detalhes mais pequenos sobre desempenho não precisam ser resolvidos até que façam diferença.
No caso do facebook eles estão usando uma máquina virtual PHP chamava HipHop VM.