Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa dia,
Gostaria de uma ajuda de vocês.
Tenho alguns scripts PHP que são responsáveis em extrair informações das bases de dados e gerar um relatório num driver compartilhado em rede com outros funcionários.
Meu problema é que alguns funcionários acessam esses arquivos e os deixam abertos o que ocasiona num erro na próxima vez que meu script for atualizar o arquivo.
Existe algum tipo de permissão aonde eu possa colocar pro usuário poder apenas copiar o arquivo sem deixar ler,executar ?
Assim ele so poderia abrir o arquivo quando copiasse para a maquina dele.
Ou se puderem sugerir outras formas de fazer isso.
Obs* o arquivo tem que ser sempre o mesmo nome.
Que tipo de arquivo você está falando?
faça uma validação antes de atualizar, pergunte se já existe o arquivo. Existindo delete e faça novamente, ai criaria sempre um novo existindo ou não.
Quando o usuário esta com ele aberto eu também não consigo deletar.
Que tipo de arquivo você está falando?
Arquivo CSV
Isso você deve conseguir alterando a permissão da pasta.
Vamos ver se eu entendi:
1 - Voce faz um arquivo em CSV que gera os dados vindo do banco de dados.
2 - Os usuarios compartilham e copiam os dados do arquivo.
3 - O Script que você fez da erro ao atualizar.
4 - Motivo seria que o arquivo esteja aberto.
É isso?
Eles abrem o arquivo em que tipo de software? Excel? Bloco de Nota?
Olá peterlink,
Estude sobre esses 2 casos:
http://www.php.net/manual/pt_BR/function.chmod.php // Alterar permissão de arquivos e/ou pastas
http://www.php.net/manual/pt_BR/function.chgrp.php // Cria e altera permissão de grupos (exemplo: grupo destinado apenas para administradores, outros para funcionários, outros para convidades, entre outros)
PS: Essas 2 funções apenas funciona em sistemas Linux (que eu saiba...). Se você tiver um servidor Linux, garanto que irá funcionar. Aproveitando este assunto, estude sobre números Octal que vai influenciar na escolha das permissões de grupos e arquivos e/ou pastas. Lembrando que há uma lista e nessa lista há as instruções. Em qualquer lugar da internet é possível achá-las.
Espero ter ajudado ( '-' )
faça uma validação antes de atualizar, pergunte se já existe o arquivo. Existindo delete e faça novamente, ai criaria sempre um novo existindo ou não.