Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Oi pessoal,
Estou desenvolvendo um sistema de pontuação onde o representante vai pontuar a cada 10% atingido da meta dele, por exemplo:
Meta: 80%
1% a 10% atingido: 1 ponto
11% a 20% atingido: 2 pontos
21% a 30% atingido: 3 pontos
31% a 40% atingido: 4 pontos
41% a 50% atingido: 5 pontos
51% a 60% atingido: 6 pontos
61% a 60% atingido: 7 pontos
71% a 80% atingido: 8 pontos
81% a 90% atingido: 9 pontos
91% a 100% atingido: 10 pontos
Minha dificuldade é calcular o quanto ele atingiu no final do mês para dar a ele a pontuação, ou seja, se ele vai receber a pontuação conforme a meta atingida. Qual seria o primeiro passo, o raciocínio...
Consegui compreender a lógica no seu exemplo, porém no caso do meu cliente a meta é definida em % para cada produto (exemplo abaixo) que eles chamam de pulverização, então vou ter que resgatar a qtde de cada produto que o representante vendeu e calcular de alguma forma a % equivalente a meta estipulada e ver se ultrapassa ou não para pontuar, então como posso fazer isso?
Feijão: meta de 80% e no final do mês vendi 5000 fardos
Arroz: meta de 30% e no final do mês vendi 2000 fardos
Trigo: meta de 5% e no final do mês vendi 500 fardos
Verifique a quantidade de cada produto vendido, verifique qual quantidade corresponde a 100%, assim você pode calcular se ele atingiu a meta calculando quantos % ele vendeu e comparando com a meta de cada produto.
>
Consegui compreender a lógica no seu exemplo, porém no caso do meu cliente a meta é definida em % para cada produto (exemplo abaixo) que eles chamam de pulverização, então vou ter que resgatar a qtde de cada produto que o representante vendeu e calcular de alguma forma a % equivalente a meta estipulada e ver se ultrapassa ou não para pontuar, então como posso fazer isso?
Feijão: meta de 80% e no final do mês vendi 5000 fardos
Arroz: meta de 30% e no final do mês vendi 2000 fardos
Trigo: meta de 5% e no final do mês vendi 500 fardos
Assim fica difícil de ajudar, pois você não fala objetivamente quais dados você tem em mãos e quais dados você precisa calcular. Tentei adivinhar mas não consegui. A minha intuição me diz que não tem lógica alguém chegar para você e falar "você precisa alcançar pelo menos 60% da meta esse mês" sem eu saber QUAL é essa meta. Sacou meu pensamento? Tente explicar objetivamente o que precisa.
André D. Molin, quando me explicaram também me confundi, então vou passar a tabela exemplo que me passaram para ver se conseguimos entender.
----- // ------
Produto | Positivação | Pulverização
Feijão | 105 | 78,36%
Arroz | 69 | 51,49%
Média de clientes atendidos: 134
**Positivação = Qtde média de venda do produto*
**Pulverização = (Positivação / Média de clientes atendidos) 100
----- // ------
A cada pedido faturado do representante será gravado em uma tabela os dados conforme exemplo:
NF | Data NF | Produto | Cliente | Qtde
0001 | 12/3/2014 | Feijão | 1 | 500
0002 | 12/3/2014 | Feijão | 4 | 100
0003 | 12/3/2014 | Feijão | 1 | 200
0003 | 12/3/2014 | Arroz | 7 | 1000
----- // ------
Então assim, com esses dados preciso chegar a uma porcentagem de venda de um determinado produto e ver se bateu a meta/pulverização.
Não consegui compreender com esses dados apresentados, desculpe hehe. Passo para outro.
Fiz uns testes com dados que tenho aqui.
Talvez esse sql sirva para você iniciar
ps. Nomeei como tabeladois, corrija com o nome da sua tabela e/ou campos
select distinct(td.produto) as produto,avg(qtde) as positivacao, avg(qtde) as qtde,(avg(qtde)/count(cliente))*100 as pulverizacao
from tabeladois as td
group by (produto)
Vamos supor que um representante tem uma meta de vender 27000,00 reais no mês e que ele fez as seguintes vendas no mês:
No total ele vendeu 7194,00 reais certo? Esses 7194,00 equivalem a quanto na meta de 27000,00? Matemática básica:
7194 / 27000 = 0,26644 * 100 = 26,64%. Ou seja, ele cumpriu 26,64% da meta dele. Agora é só passar para o PHP.