Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal, estou desenvolvendo um site e gostaria de adicionar ajax em vários itens do site, porém gostaria de saber como posso fazer essas solicitações de forma segura, inclusive pra usuários não logados, para que ninguém acesse os arquivos ajax se não for através do site, etc. O facebook usa ajax em várias partes do site e com certeza foi implementado de maneira segura, gostaria de saber a lógica que eles usam pra isso.
Mano, basta ter bom conhecimento e pensar como um Hacker, ai você consegue bloquear todas as falhas, e impedir que hackers façam o menos esperado em seu site, Ajax é muito bom para deixar o site mais profissional, o problema é ter vulnerabilidade pois não é um tipo de programação de servidor, qualquer um pode ver! Eu não sei como lhe explicar o modo, pois isso é vc que tem que pensar...
Ex: Vc faz um registro pelo Ajax post!
<script>
$.post("/registro.php", { login: "Bruno", pass: "1234" }, function(estado) {
if(estado == 'Registro_OK') {
alert("Registro Completo");
}else {
alert("Erro ao efetuar o Registro");
}
});
</script>
E neste código tudo se passará no registro.php, vc pode criar regras com os if's, como por exemplo, bloquear a página caso ela seja acessada através do browser, ou até msm redirecionar para a pág. inicial do seu site!
Entre outros tipos de segurança! Através de Tokens gravados na DB, Cookies, etc... é preciso ter bom conhecimento de programação, não é atoa que o facebook é um dos melhores sites criados com Ajax, pois tem dos melhores programadores!
Espero ter ajudado :)
O que estou fazendo em 'testes' é o seguinte, todo usuário que entrar no site gera uma sessão, mesmo logado ou não, essa sessão ficará ativa por 30 minutos, será salvo no banco de dados a sessão id e um hash criado pelo script, também salvo em sessao esse hash e a sessão id.
Ao fazer uma solicitação ajax, no script php, verifico os dados da sessão atual com as informações do banco antes de emitir o retorno.
Será que dessa forma é segura?
Web sockets já dei uma olhada, mas é bemmm mais complicado, pelo menos se parece.
>
Mano, basta ter bom conhecimento e pensar como um Hacker, ai você consegue bloquear todas as falhas, e impedir que hackers façam o menos esperado em seu site, Ajax é muito bom para deixar o site mais profissional, o problema é ter vulnerabilidade pois não é um tipo de programação de servidor, qualquer um pode ver! Eu não sei como lhe explicar o modo, pois isso é você que tem que pensar...
Ex: você faz um registro pelo Ajax post!
<script>
}else {
}
});
</script>
Meu Jesus Amado, se for para falar bobagens sobre ajax é melhor estudar fera. Este é o exemplo mais tosco que já vi até agora sobre enviar dados sensíveis via ajax.
Existe N´s maneiras e uma com grau de dificuldade maior que a outra.
>
Meu Jesus Amado, se for para falar bobagens sobre ajax é melhor estudar fera. Este é o exemplo mais tosco que já vi até agora sobre enviar dados sensíveis via ajax.
Existe N´s maneiras e uma com grau de dificuldade maior que a outra.
Como eu disse é apenas um exemplo, ambos sabemos que tem muitas formas de efetuar essas ações! Que eu saiba eu não disse q era a única forma que havia, eu fiz de exemplo uma mais simples!
Como eu disse é apenas um exemplo, ambos sabemos que tem muitas formas de efetuar essas ações! Que eu saiba eu não disse q era a única forma que havia, eu fiz de exemplo uma mais simples!
Então senão sabe explicar, não deixe o cara na dúvida, diga então que existe um fórum especifico aqui na comunidade, e juntos eles pensam melhor que uma pessoa só. Ae sugere que ele poste as necessidades neste fórum http://forum.imasters.com.br/forum/6-javascript/
Da forma como falou, e como postou um exemplo tosco, da impressão que é desta forma que envia informações sensíveis.
>
Ajax é muito bom para deixar o site mais profissional, o problema é ter vulnerabilidade pois não é um tipo de programação de servidor, qualquer um pode ver! Eu não sei como lhe explicar o modo, pois isso é você que tem que pensar...
Ex: você faz um registro pelo Ajax post!
<script>
}else {
}
});
</script>
Até onde sei, nesse caso é utilizado web socket.