Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite galera.
Estou desenvolvendo um portal de notícias onde eu quero aplicar a mesma técnica de grandes portais da internet (G1, Globo.com, UOL, iG, etc) que é usar um servidor para a manipulação das imagens.
Exemplo do G1:
s2.glbimg.com/EFi1L7IkXF76mIRA4KKxdcoX3KM=/0x108:620x356/300x120/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/06/1424_1_preview.jpg
A linha destacada em vermelho leva os parâmetros de corte em distancia X e Y, o tamanho relativo ao tamanho original e o tamanho de saída. A linha destacada em azul é o caminho da imagem original.
Isso eu consegui fazer usando.htaccess, e a biblioteca WideImage. Funcionou, perfeitamente. Agora só estou fazendo alguns ajustes finais. Vocês podem ver funcionando aqui http://s2img.diancarlos.com.br/aspect-tester.php, observem o código fonte, como eu chamo as imagens.
Eu acho isso muito interessante, pois não vou precisar salvar várias miniaturas das imagens, e também possibilita um crop personalizado usando jCrop em qualquer área da imagem.
Só que fico preocupado com o desempenho do servidor quando o site estiver sendo muito acessado, pois as imagens são manipuladas na memoria do PHP. Podem observar que o G1 e demais sites que usam essa técnica, não usam o domínio original, no caso do G1, eles usam s2.glbimg.com, e s.glbimg.com, eles fazem isso por algum motivo, acho que deve ser desempenho mesmo.
Mas esses sites usam imagens gigantescas para a manipulação, eu, na hora do upload iria redimensionar ela para um tamanho mínimo (800x600).
Então galera, quero saber o que vocês acham disso, se isso vai realmente fazer o servidor ficar lerdo ou até cair.
Isso não pode acontecer de maneira alguma, mas se tiver risco, o que eu posso fazer? Usar uma hospedagem separada ou dedicada?
Desde já, agradeço a todos.
Eles usam este domínio que manipulam imagens em nuvem, portanto processamento de sobra. Em um grande projeto como G1 é melhor trabalhar dessa maneira, mas os custos com isso são altíssimos também.
Acho que você vai consumir processamento desnecessário, mas se você diz que vários portais grandes usam isso, então provavelmente eles devem associar isso a alguma forma de cache para não precisar reprocessar a cada requisição.