Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Eaí galera,
Onde armazenar, por exemplo, a tradução de conteúdo de um produto de uma loja virtual?
O cara cria um produto e pode inserir conteúdo do idioma que ele desejar. Nesse caso, a melhor opção acho que seria os arquivos PO.
E váriaveis de configurações, o tema que o usuário quer pra aplicação, e-mail do sistema, etc.?
Banco de dados ou arquivo?
Se arquivo, XML, Json, .ini, oque é melhor? Se não tem melhor nem pior, porque você prefere X, ou Y, ou a vantagem e desvantagem de cada um.
Grato.
Mas no caso, por exemplo. É mais rápido por arquivo. Vejamos, tenho a tabela produtos e outra chamada produtos_data. Em produtos tenho os campos: nome e preço e em produtos_dados tenho descricao e linguagem.
Quando o usuário acessar o produto 8, eu vou procurar de acordo com o idioma que ele desejar, um item da tabela produtos_dados com where do produto 8. Já por arquivo, quando o cara acessasse o produto 8, eu ia varrer a pasta do produto 8 de idiomas, e verificar se existe o arquivo de linguagem para esse produto.
Já no caso de armazenamento de configurações da aplicação eu não sei oque dizer. Não sei qual é mais vantajoso.
Cleiton eu ainda acho que o Bruno está correto, basta criar uma coluna para cada idioma ou caso prefira uma tabela produtos (id, nome, preco) e uma produtos_data (id, produto_id, idioma, descricao).
Ai seria seria só fazer uma consulta tipo
SELECT * FROM produtos p JOIN produtos_data pd ON pd.id_produto = p.id WHERE pt.idioma = 'en_US' AND p.id=8
;)Isso mesmo. É que me disseram que por arquivo é mais veloz...
Mas vou fazer por banco mesmo!
Olha eu acho que não, aliás tenho certeza, pode até ser q um registro seja sim pouca diferença, mas com muitos registos acho q ficaria inviável pois teria q passar linha a linha!
Esse é meu ponto de vista :D
Mas tomou melhor decisão, armazenamento de dados, não tem outro melhor que banco de dados!
Se você quer armazenar na forma textual de uma olhada no MongoDB. ;)
Simples, armezanamento de dados, o melhor é sim banco de dados, até o proprio nome diz
imagina 300000 mil de arquivo txt, ai vc quer a linha 299999, voce iria ter q varrer todos até chegar a esse numero,e no banco de dados não haveria essa necessidade, voce usaria "where"