Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Ola pessoal estou criando um sistema de controle de alugueis de quitinetes do meu pai, só que estou com uma imensa dificuldade na regra de negócio. Sabemos que nem mesmo os clientes não sabem o que querem, por isso quero uma ajuda.O sistema é definido por entidades: locatários, quartos, contratos, pagamentos e lançamentos (parcelas). Estou com dificuldades na questão de contratos, tipo, não sei o que acontece quando o contrato acaba e a pessoa queira renovar. O que acontece quando renova o contrato? O novo contrato vai substituir o antigo? Vai ser criado um novo contrato, fazendo um histórico? Preciso criar uma nova tabela?
Na minha tabela de contrato tem: id, locatário, data de entrada, status, valor, inicio de contrato, data do 1º vencimento e prazo.
Criei uma tabela chamada aditivos contendo os mesmos campos da tabela de contrato e uma chave estrangeira vinculada a contratos.
O Contrato tem uma vigência podendo ser renovado, quando se dá o reajuste, creio ser isto que diz a lei , fora isto há o alguel por temporada (sem renovação), logo o modelo teria de prever estes casos.
Teria algo do tipo CONTRATO------<CONTRATO_VIGENCIA
Todavia, creio que seria mais barato comprar ou alugar um programa gerenciador deste tipo, pois o contrato vai prever eventuais correções por força da legislação.