Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde turma ...
Estou com uma duvida em relacao a fazer a utilizacao de alertas do bootstrap no meu codigo !!!
Eu só consigo mostrar ele submetendo o formulario, mas quero que seje mostrado sem fazer load da pagina e se possivel só mostrar e resetar os campos para em branco.
É somente para o cadastro de usuario, exemplo:
quando clicar em cadastrar, verificar se existe o usuario no BD e se sim ... mostrar um alerta de perigo em vermelho, se não mostrar o de sucesso em verde e logo limpar os campos e não fazer o load.
Obrigado mas estou sem tempo pra estudar agora .... preferia um exemplo pratico de alguem que já tenha isto em pratica ... acho que webdesign faca isto no dia a dia e eu nao manjo dos front-end como vcs !!
ta tenhu a pagina toda pronta e os codigos de bando de dados, só queria estilizar o alerta com jquery
CamilaLopez
Vou passar pra vc um exemplo bem simples que vc pode adequar as suas necessidades ok.
function validar(formulario){
if(formulario.nome.value == ''){ /* aqui vc coloca a condição que vc quer que seja submetido o controle do campo. */
alert("O campo NOME é obrigatório."); /* aqui é o que vc quer que apareça na mensagem.*/
return false; } /*fecha aqui */
if(formulario.nome.value.length <= 3){
alert("Nome invalido.");
return false; }
if(formulario.email.value.indexOf(('@' && '.'),0)== -1){
alert("EMAIL invalido.");
return false; }
Espero ter te ajudado.
Abraços
Obrigado amigo, mas a validacao de campos e strings eu sei ..... :D
Como citado acima quero é uma verificao de banco de dados, eu ja tenho ela pronta rodando ... só que preciso faze-le sem o loader da pagina ou seja faze-lo com jquery.
quando submeter o formulario ele faz uma busca pelo novo usuario cadastrado exemplo: "teste@teste.com"
Select * from usuario where email= "teste" ;
E ae se ele existir já na base de dados mostrar um alerta com bootstrap bunitim informando que já existe.
porem que sem load
E se nao existir mostrar o aerta verdim e limpar os campos, mas já foi feito o cadastro por traz.
Assim desculpa a falta de atenção, agora entendi o que você quis dizer.
Então da uma olhada neste exemplo que william bruno fez acho que cabe certinho no seu problema.
http://wbruno.com.br/ajax/verificar-se-usuario-ja-existe-no-banco/
Você pode usar a função $.POST() ou $.GET() do jQuery vai depender do method do seu formulário.
Basicamente você vai monstar um arquivo para chegar o campo, por exemplo:
$(document).ready(function(){
// Ação para quando você sair do input
$("#campoUsuario").blur(function(){
var Usuario = $(this).val(); // Recupera o valor do campo para ir checar no banco.
// Aqui função para ir buscar no banco, sendo que o formulário está com o method igual a POST
$.POST("checar.php", {nome:Usuario}, function(data){
// Faz um alerta com a resposta do banco caso seja igual a true
// avisando que o usuário já existe;
if(data == "True"){
alert("O usuário já existe no banco"); // Alerta pro usuário.
$("#campoUsuario").css('border-color', 'red'); // Coloca o campo com a borda vermelha
return false; // Não envia o form.
}
}
});
});
O arquivo checar.php vai receber essa informação como se fosse o envio normal de um form, ou seja, dentro do arquivo você vai recuperar o valor enviado usando o valor passado no segundo parametro da função $.POST() que é {nome:VALOR_DO_PARAMETRO}, ou seja, lá você vai recuperar assim:
$nome = $_POST['nome'];
Se fosse GET seria:
$nome = $_GET['nome'];
Eu fiz esse vídeo tutorial mostrando exatamente o que você quer - http://webvisualedinamica.com/web-visual-dinamica-formulario-de-cadastro-dinamico-com-jquery-php-e-mysql/
Dá uma olhada lá, espero que ajude.
Abraço.
No meu exemplo são dois combobox, onde pego valores ao carregar a página... sem submeter.. para preenche-los:
Combos (está com uma lista:
<div id="comboVeiculo">
<c:import url="ServletVeiculo" />
<c:set var="listaVeic" value="${requestScope.listaVeiculo}" />
<select name="veiculo" id="VeicSelecionado" style="width:125px;">
<option value="0">VEICULO</option>
<c:forEach var="listasVeic" items="${listaVeic}">
<option value="${listasVeic.veiculo}">${listasVeic.veiculo}</option>
</c:forEach>
</select>
</div>
<div id="comboDispositivo">
<c:import url="ServletVeiculo" />
<c:set var="listaDisp" value="${requestScope.listaDispositivo}" />
<select name="dispositivo" id="DispSelecionado" style="width:125px;">
<option value="0">DISPOSITIVO</option>
<c:forEach var="listasDisp" items="${listaDisp}">
<option value="${listasDisp.dispositivo}">${listasDisp.dispositivo}</option>
</c:forEach>
</select>
</div>
Função:
function displayVals() {
var veiculoSeleionado = $('#VeicSelecionado :selected').text();
var dispositivoSeleionado = $('#DispSelecionado :selected').text();
$.ajax({
type: 'POST',
url: 'ServletVeiculo',
data: {
veiculo:veiculoSeleionado,
dispositivo:dispositivoSeleionado
},
beforeSend:function(){
// this is where we append usually a loading image
},
success:function(data){
// successful request; do something with the data
$('#output').html(data);
},
error:function(){
// failed request; give feedback to user
}
});
}
$( "select" ).change( displayVals );
displayVals();
Você está querendo validar os campos. Para fazer a pesquisa no banco, comece estudando ajax. Para fazer a validação do formulário, precisará estudar submit.