Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
E aew, DevPeople!
Então... ano passado um amigão meu me pediu para fazer um simples cadastro de pessoas.. fiz blz! Ai depois ele pediu: "Olha, tem como cadastrar departamentos pra eu categorizar a galera?"... daí pra frente só cresceu... hoje são 10 módulos diferentes, fora relatórios e gráficos.
Com o crescimento, aumetou tb a quantidade de usuários simultâneos, consequentemente, a morosidade e demora das requisições http.
Isso me deixou com 2 perguntas:
1 - Como testo isso, de verdade?
2 - Como corrijo isso, de verdade? (e por onde começo, neh?!)
Se alguém já passou por isso , por favor, me ajuda ae!
Muito obrigado e abraço!
Boa Beraldo.
Graças à Deus eu fiz tudo pensando no futuro... porém, existe lugares ainda que precisam de mais otimização de aplicação.
No caso, eu não tenho acesso SSH, pq o servidor é compartilhado. E eu não tenho grana para ter um dedicado ($$$$).
Se não tiver acesso ao servidor:
Você pode colocar um timer nas paginas, para verificar o tempo que está demorando para se processar uma pagina
Use:
Se tiver acesso SSH à máquina, pode analisar o load da CPU com o comando top, por exemplo, analisar quais processos consomem mais CPU e memória. Pode haver várias partes com problemas: uso desnecessário de memória e de CPU, não apenas um deles. Por isso não há receita exata pra solucionar.
Uma alternativa é usar cache. Se usar Nginx, ele tem esse recurso nativamente, bastando habilitá-lo nas configurações. O Apache não tem, até onde sei, mas dá para usar ferramentas como o Varnish para gerenciar cache. Porém, só pense em cache depois de ter certeza de que sua aplicação está bem otimizada, sem consultas desnecessárias a bases de dados, por exemplo.