Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, estou iniciando meus estudos em front-end, na verdade na programação em geral. Tenho uma ótima noção de oop pois desde o inicio estudei javascript e depois me dediquei ao Java. Por tanto, conheço (tenho BOA compreenssão) do JAVASCRIPT os quesitos mais básicos, como variáveis, operadores, controles de laço e de fluxo, arrays, objetos, funções, etc. Minha intenção é ser um front-ender pleno, ou seja, nada de cópia de código dos outros, nem nada disso. Gosto de estudar e modéstia a parte tenho capacidade para tal, só me falta mesmo um norte para que eu possa me dedicar a coisa certa (iniciarei Análise e Desenvolvimento de SIstemas ano que vem). Por isso a pergunta:
Dadas minhas condições, e vossa experiência, eu devo estudar o Javascript "puro"? Por exemplo, penso em comprar o indicado livro "Javascript - Guia do Programador". Sumário: http://novatec.com.br/livros/javascriptguia/sumario9788575222485.pdf.%C2'> Porém sei que o mesmo foca e se aprofunda em aspectos do Javascript em sua essência. Obs: independente da resposta, sei que ter e ler o mesmo será de suma importância em minha formação.
Por que pergunto isso? Gosto bastante de ler, e como meu inglês ajuda, tenho acesso a muito material bom sobre JS, e li uma passagem que achei muito interessante em algum lugar, não me lembro agora. Dizia mais ou menos que a maior "fraqueza" da linguagem é o que está garantindo a sua permanência e ascensão pernanente como linguagem consolidada e respeitada: a sua "mutatibilidade", se é que essa palavra existe. Ou seja, a possibilidade de transformar o modo com o qual lidamos com o Javascript, por meio de bibliotecas e frameworks é o que faz dessa linguagem o que ela é hoje.
É muito dificil não se deixar convencer, por mais "dinossauro" que se possa ser, que usar o jQuery não torna grande parte do trabalho mais rápido e prático. Por tanto gostaria que vocês me dessem uma luz: Pra alguém iniciando como eu, e com minhas pretensões, no que mais vale investir meu tempo agora? Em estudar TODA a linguagem Javascript pura, ou já dar um enfoque a utilização de jQuery e outros frameworks, caindo de cabeça em suas documentações e tudo mais ?
Além disso, quais vocês pessoalmente me recomendam e por que? Por exemplo, apesar de nunca ter dado uma olhada mesmo, até porque tenho muito pouca noção do que se pode fazer com o js puro, com o jquery, com outros recursos, ouvi bem do AngularJS, até porque pouca coisa que veio do google não veio pra ficar, não é mesmo? hehe
Enfim, essa tá sendo minha primeira pergunta no fórum, de muitas que virão. E é um prazer fazer parte dessa comunidade :) Espero obter respostas que me ajudem :rolleyes:
Carregando comentários...