Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Oi pessoal, tudo bem!?
Estou com uma startup e estamos trabalhando com 3 programadores PHP, apesar de pouca gente é muito ruim esse negócio de vai e vem de arquivos.
Nunca usei um controle de versões e não sei como funciona. Procurando no google não achei nada "fácil".
Em relação ao controle de versões, sou extremamente leigo.
Temos 3 pcs windows 8 e o projeto hospedado na Locaweb.
Como faço para usar controle de versões?
Sei que existe Git, SVN, Mercurial e outros, porém GIT é linux. Não temos um PC linux. Ele existe pra windows? Se sim, como se usa?
É preciso de um servidor central pra armazenar os arquivos?
Se duas pessoas abrem e ditam o mesmo arquivo ao mesmo tempo, como ele lida com isso? Ele modifica/adiciona apenas as linhas que foram alteradas?
Sou extremamente leigo em controle de versões.
Desde já, obrigado!
Oi Lucas,
Gratidão pelo feedback!
Assisti a um vídeo que foi muito esclarecer da Loiane.
Segue o link para quem tenha a mesma dúvida:
Me restaram algumas dúvidas, mas o mínimo necessário está esclarevido.
Obrigado!
GIT para Windows: https://msysgit.github.io/
Se nunca ninguém trabalhou com controle de versão no time, GIT pode parecer muito complicado, e para uma equipe pequena talvez não tenha necessidade. SVN é muito mais simples, não há um conceito de repositório distribuído, só há o remote e é isso.
O servidor central você consegue de graça com bitbucket.com, por exemplo.
Quanto à resolução de conflitos, se duas pessoas editarem o mesmo aqui, mas as alterações serem bem distintas uma da outra, o controle de versão automaticamente vai mesclar os arquivos para você (svn x git tem suas diferenças em como fazer isso).
Já se a alteração for realmente conflitante, o sistema pedirá que você resolva as divergências manualmente antes de enviar algo pro repositório.