Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite,
Estou enfrentando um problema com relacionamento de tabelas com muitas chaves estrangeira e gostaria de saber a melhor solução que a comunidade poderia propor para o meu problema. Vou tentar explicar de maneira clara e sucinta.
O cenário é o seguinte: na minha base de dados, várias tabelas vão possuir campos que recebem os quatro pontos cardiais (norte, sul, leste, oeste), e uma delas possuem dois campos vão receber o valor dos pontos cardiais no mesmo registro.
Como os pontos cardiais são valores fixos, na minha cabeça a logica seria criar uma tabela com eles, e depois criar chaves estrangeiras com as tabelas que precisassem acessar estes valores. Então criei a tabela pontos cardiais e a chamei de tabela_ventos:
Estrutura da tabela_ventos:
-
id_ventos (chave primaria)
O problema começa quando penso na logica da tabela que possui dois campos que vão receber os ventos. Vou chama-la de tabela_A.
A tabela_A é composta pela seguinte estrutura:
Estrutura da tabela_tabela_A:
-
id (chave primaria)
-
fk_vento_1 (chave estrangeira com a tabela ventos)
-
fk_vento_2 (chave estrangeira com a tabela ventos)
Gostaria de saber se minha linha de raciocínio está correta? Se sim, imagine que cada tabela tenha os seguintes registros:
tabela_ventos
id_ventos | descricao_ventos
1 | norte
2 | sul
3 | leste
4 | oeste
tabela_A
id | fk_vento_1 | fk_vento_2
1 | 4 | 3
2 | 3 | 2
3 | 1 | 4
4 | 2 | 1
Se minha logica está correta, como seria uma consulta onde eu conseguisse retornar todos os registro da tabela_A com a descrição dos ventos, ao invés do valor da chave estrangeira. Como no exemplo abaixo:
tabela_A
id | fk_vento_1_desc | fk_vento_2_desc
1 | oeste | leste
2 | leste | sul
3 | norte | oeste
4 | sul | norte
Carregando comentários...