Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Amigos, administro alguns portais de clientes e sempre tive em mente que as urls tem que ser simples e curtas, logo, sempre deixo assim:
url.com/titulo-da-pagina
Onde o título da página vira a url após o domínio, sem qualquer categoria ou subcategoria para tornar a url mais curta.
Acham correto isso em relação ao que se refere à URLs pensando no SEO do site?
Além disso, um cliente me perguntou se poderia incluir a ID do post ou da página, deixando assim: url.com/titulo-da-pagina-1 ou url.com/1-titulo-da-pagina, onde 1 é a ID usada para identificação do conteúdo no banco de dados.
O que vocês recomendariam?
1) Devo usar categoria e/ou subcategoria da postagem na URL?
2) Quanto ao ID, antes ou depois das palavras chaves do título na URL, pode ser usada?
Desde já, obrigado.
Nossa, sua explicação foi ótima, cara @Diéssica.
A sua explicação com a comparação entre os títulos (e consequentemente as URLs geradas) do site e do fórum, foi realmente um divisor de águas para mim.
Realmente, sempre me preocupei com isso, de ter URLs repetidas, mas é verdade, no site, o cliente ou responsável pelo conteúdo está no controle, pode alterar títulos e fazê-los únicos, ainda que pensando a longo prazo, sempre dá pra dar um jeitinho. Já no fórum não, afinal, o participante geralmente não dá a mínima para o quão chamativo, objetivo, ou até otimizado está o seu título e principalmente o conteúdo do texto postado. Neste caso, é essencial as IDs.
Muito obrigado!
Honra poder te ajudar dessa forma!
A verdade é que SEO não é mais sobre o desenvolvedor. A gente otimiza o que pode, claro, mas não está nas nossas mãos; se deu errado o que fizemos, não é nossa culpa. Há tantos sites mal otimizados tão bem posicionados no Google...
Isso porque o resultado está muito mais na mão do conteúdo e na visão humana de quem o produz. Vale bem mais.
De nada, viu! Uma boa tarde! =)
O Google está mudando seus algorítimos periódicamente. Seja atualizado e faça pesquisas com operadores válidos pelo Google que terá grandes resultados.
Entenda fatores de ranqueamento e fique na 1 página.
Faça na Prática
http://www.facanapratica.com.br/curso-de-search-engines-e-a-web
Começarei dando alguns exemplos:
Para meu blog, eu uso apenas o título da seguinte forma: titulo-do-post. Primeiro porque eu não repito os títulos em meus artigos (gosto que sejam únicos) - e sempre que tenho de repetir (no caso de uma série de artigos, por exemplo), uso um "#2", "#3"... depois para indicar uma continuação. Então, eu diria que depende do projeto e de sua escalabilidade.
No Portal iMasters, um grande site, a URL é bastante simples e de fácil acesso. Já no fórum, em que o título pode se repetir (podem haver vários tópicos com o mesmo título), um ID no título acaba por ser essencial para diferenciar as páginas.
O bom de categoria e subcategoria é que servem como palavras-chave, mas isso nem é tão importante assim para o SEO. Supervalorizar keywords já não tem a mesma carga que antes.
Enfim, penso que tu não tens de se preocupar muito com isso. Se preocupe em entregar um conteúdo user-friendly e não robótico, pois SEO é mais sobre usuários do que robôs - atualmente, pois muita coisa mudou.
Seu cliente deve saber também como otimizar seus resultados, deve saber como o título da página deve ser voltado para o SEO, isso é:
Em suma, não se apegue a isso. Facilite para o usuário, facilite para humanos, entregue conteúdo otimizado e bom, e os resultados virão. :)