Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite pessoal,
Gostaria de saber se existe algum padrão eficiente para controlar os ambientes de teste e de produção.
Como vocês lidam com as modificações?
Atualmente em sistemas maiores acabo tendo três ambientes: local, de testes e o de produção.
Para pequenas modificações é bem tranquilo. Mas certa vez ocorreu a necessidade de fazer uma grande modificação e na hora de jogar para o ambiente de produção ficou faltando um arquivo importante, pois muitos foram modificados e um passou despercebido.
Como em aplicações grandes tem muitos usuários simultaneamente em todo o momento, acabou que muitos viram o erro.
Acontece também quando tem muitos arquivos, ocorre um delay no fila do ftp, e por alguns segundos aparecem erros.
Deve sim existir um meio mais profissional de fazer isso, mas eu desconheço... Como vocês lidam com isso?
Obrigado
Gosto dos controladores de versão, mas para meu caso o rsync fica melhor, porque mudo apenas o host para qual quero enviar. Se funcionou ok no ambiente de testes, só mudar a mesma linha e jogar para produção.
Vlw ;)
FTP? Existe muita coisa mais profissional que isso
As duas melhores são Git e rsync.
rsync funciona nativamente em Linux/Mac. Se for windows, acho que o Cygwin deve resolver.
Mas a melhor opção é usar Git ou outro controlador de versão.
15 Dicas e boas práticas de PHP: http://www.ultimatephp.com.br/guia/