Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde amigos programadores.
Estou desenvolvendo um sistema de fluxo de caixa e de controle de estoque. Se fossem sistemas separados, tudo bem, mas estou empacando em um problema.
No sistema o usuário deverá fazer uma "entrada", onde colocará, por exemplo, uma venda feita na loja. Nessa entrada, deverá constar os produtos vendidos, o valor unitário de cada um e a quantidade em kg vendida.
Para tanto, tenho duas tabelas: "Produtos" e "entradas".
O problema é que preciso fazer o seguinte: ao inserir um produto, por exemplo, e colocar que foram vendidos 10kg desse produto, ao inserir a nova entrada na tabela entradas, eu preciso que automaticamente ele subtraia o peso em estoque desse produto na tabela produtos.
Ou seja, na tabela produtos, eu tenho um campo chamado "peso", que nada mais é do que a quantidade em estoque daquele produto. Quando eu faço uma entrada, essa entrada deve subtrair o valor disponível nesse campo.
Vocês podem visualizar a imagem do form abaixo:
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://oi58.tinypic.com/14o4cj.jpg&key=e8c7ab0b95dfe014463c6191fe1b8b7e1fd5a8a315d5323b8c837eedf7d5f53c" alt="14o4cj.jpg" />
E eu também preciso de uma forma de inserir no banco todos os produtos que foram cadastrados nessa entrada.
Alguém pode me ajudar por favor?
Obrigado!
Pode ser uma ideia boba.
Mas pensei e algo simples como solução.
$pesoatual - recebe o peso que esta atualmente no db para o produto
$pesovenda - recebe o peso que esta sendo vendido
$pesoatualizado = $pesoatual-$pesovenda
Ai quando você tiver a ação de cadastro da venda a variavel $pesoatualizado entra no update da tabela que contem o campo do produto a ser atualizado
e a variavel $pesovenda é o que é salvo no controle de venda no caso de existir uma tabela de venda
A mesma lógica para nova quantidade de entrada também
>
Pode ser uma ideia boba.
Mas pensei e algo simples como solução.
$pesoatual - recebe o peso que esta atualmente no db para o produto
$pesovenda - recebe o peso que esta sendo vendido
$pesoatualizado = $pesoatual-$pesovenda
Ai quando você tiver a ação de cadastro da venda a variavel $pesoatualizado entra no update da tabela que contem o campo do produto a ser atualizado
e a variavel $pesovenda é o que é salvo no controle de venda no caso de existir uma tabela de venda
A mesma lógica para nova quantidade de entrada também
Eu pensei numa solução parecida meu amigo, mas como posso fazer isso se forem vários produtos ao mesmo tempo?
.
Talvez um array de busca produtos por id, por exemplo o novo pedido tem 5 produtos:
$idproduto[0]
$idproduto[1]
$idproduto[2]
$idproduto[3]
$idproduto[4]
Faz um array de captura desses id´s, juntamente capturando o campo peso (do input do form da imagem que você enviou)
$pesovenda[0]
$pesovenda[1]
$pesovenda[2]
$pesovenda[3]
$pesovenda[4]
Ai você faz um while de update, para buscar de cada id o campo peso atual no db, nisso dentro do while você captura o campo de peso disponivel atual do produto e coloca na variavel $pesoatual:
$pesoatualizado = $pesoatual - $pesovenda
voce vai ter que dar um select juntando as duas tabelas trazendo as informaçoes da coluna e depois e fazer update dentro do while