Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde a todos,
Estou com uma dúvida. Ao Salvar logs de uma acão de um usuário (edição, exclusão), há diferenças entre salvar os mesmos em arquivos de texto ou em uma tabela do bd?
Pergunto sobre diferenças em relação ao espaço ocupado no bd. Confesso acho mais pratico salvar no bd. Alguma sugestão?
mesmo sendo uma tabela separada pode afetar o bd?
Tem algum tutorial para sugerir sobre salvar em arquivos?
Grande @Beraldo,
Encontrei um artigo seu sobre o assunto. http://rberaldo.com.br/como-gerar-logs-execucao-php/
Obrigado pela força :)
mesmo sendo uma tabela separada pode afetar o bd?
teoricamente, não deveria ter problema, até onde sei.
Mas na prática a história é outra.
Já vi BD ficando lento por causa de tabela de logs.
Talvez usando um BD só pra logs não tenha problema. Mas é só um "achismo". Teria que dar uma boa pesquisada sobre isso
A diferença de espaço será mínima
BD vai ocupar um pouco mais, pois tem alguns bytes a mais pra salvar a estrutura da tabela, índices etc
Mas será insignificante a diferença
O risco é quando o número de registros afeta o desempenho do BD. Se for salvar no banco, seria melhor ter um banco separado ou exportar com frequência os dados e limpar a tabela. Assim os logs não influenciam o resto das tabelas.
Eu prefiro salvar em arquivos. Além de dar menos trabalho, é bem mais fácil pra achar as coisas neles (pelo menos se você souber usar alguns comandos do shell)