Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia a todos,
Tenho o costume de usar javascript junto ao código php, então me surgiu a seguinte dúvida: Os códigos Javascript que estão dentro do meu script php rodam localmente também ou no servidor?
Outra dúvida: Estou trabalhando num projeto que permite upar arquivos para o servidor. Quando fiz os primeiros testes o servidor não permitiu que eu upasse os arquivos. Precisei dar permissão (CHMOD) na pasta. Quando o projeto for passado para o servidor em que vai rodar (não o meu localhost), o mesmo processo de permissão deve ser feito certo? Ou posso incluir no meu código algo para garantir a permissão de gravação na pasta por parte do meu script que realiza o upload?
Grato.
Então não é muito aconselhável utilizar javascript assim, certo?
Normalmente eu uso para exibir uma mensagem de confirmação ou erro e redirecionar para uma página.
echo "<script>alert('mensagem'); location= 'proxima_pagina.php' ";</script>
exit();
Então, caso o usuário desative o Javascript, este código não funcionará certo? Simplesmente ele vai pro exit()?
No caso, quando eu passar o projeto para o interessado, o responsável por hospedar que da a permissão? Pois não ficará sob minha responsabilidade o servidor. O CPD da Universidade que cuida dessa parte rsrs
Então, caso o usuário desative o Javascript, este código não funcionará certo? Simplesmente ele vai pro exit()?
Sim.
JS tem essa lado negativo
Mas não acho isso um problema. Poucos sabem desabilitar JS e menos ainda têm motivos para desabilitar
No caso, quando eu passar o projeto para o interessado, o responsável por hospedar que da a permissão? Pois não ficará sob minha responsabilidade o servidor. O CPD da Universidade que cuida dessa parte rsrs
Sim, o responsável deve dar permissão, seja via SSH ou FTP.
Apenas informe qual diretório ele deve alterar e qual permissão dar (geralmente 775. Evite 777)
Ok... no caso de manipulação de arquivos (upload, exclusão e download) a permissão 775 é suficiente?
depende da configuração do servidor
o usuário que roda o apache geralmente é o www-data.
Normalmente, quem gerencia servidor faz uma de duas opções:
1. Deixa o Apache sempre rodando com www-data e deixa os usuários no mesmo grupo do www-data. Assim, 775 resolve
2. Faz o Apache rodar cada processo com o respectivo usuário. Nessa caso, o 755 (padrão) resolve.
E se o "sysadmin" não fizer nada disso, terá de usar 777 (arriscado).
Mas aí o sysadmin é um porco e o servidor é inseguro... é motivo suficiente pra migrar para outro :)
Explico melhor isso tudo neste artigo: http://rberaldo.com.br/chmod-permissoes-em-sistemas-linux-e-unix-like/
>
Então não é muito aconselhável utilizar javascript assim, certo?
Normalmente eu uso para exibir uma mensagem de confirmação ou erro e redirecionar para uma página.
echo "<script>alert('mensagem'); location= 'proxima_pagina.php' ";</script>
exit();
É só você colocar a tag:
<noscript></noscript>
no
<head></head>
das páginas para garantir que há o uso de Javascript, assim:
<noscript><meta http-equiv="refresh" content="0; URL=pagina-dizendo-que-a-pessoa-esta-sem-javascript-ou-desabilitado" /></noscript>
Atualmente Javascript é indispensável devido a dinâmica que ele pode oferecer as aplicações web com o uso de Ajax, JSON, entre outros recursos.
Então eu crio uma página alternativa para informar isso ao usuário e coloco essa tag na minha página que necessita de javascript?
Javascript roda sempre no navegador.
O PHP só o envia ao navegador, que o interpreta.
As permissões devem ser definidas no servidor remoto também.