Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde, pessoal!
Preciso desenvolver uma intranet, mas não faço a minima ideia de como começar. Andei pesquisando e achei algumas sugestões para baixar o XAMPP, então baixei. Porém não entendo muito de PHP. Então preciso de ajuda pra saber os caminhos que tenho que seguir para conseguir montar a intranet.
Basicamente, a intranet teria um login para o usuário fazer, e dentro da intranet constaria arquivos somente para leitura e alguns tutoriais.
Mas realmente não sei como começo a fazer isso. Vocês poderiam me ajudar indicando algum tutorial, livro, apostila, qualquer coisa que possa me ajudar a fazer isso? Ou se alguém souber como faz e puder me explicar eu ficaria muito grato.
Obrigado mesmo!
Muito obrigado! Vou dar uma pesquisada nisso então!
E em relação ao XAMPP? Como configuro ele em uma máquina que vai ser o servidor para criar a intranet?
Só instalar que ele faz tudo pra você.
Agora, se outras máquinas acessarem, talvez vc precise liberar um IP, ou algo parecido.
Então, uma máquina vai ser o servidor e os outros pcs da empresa vão acessar a intranet.
Como faço para liberar ip?
Desculpe te fazer tantas perguntas, mas eu realmente não entendo nada sobre isso :( E muito obrigado pela sua ajuda!!
Isso eu também não sei.
As intranets que faço são acessíveis pela web através de um endereço: ex: intranet.empresa.com.br. Com isso, aproveito a hospedagem.
Eu consegui montar a intranet aqui, meu amigo!
Te agradeço demais pela ajuda!!!
Depois posta o link para agente ver, podemos sugerir melhorias, principalmente de segurança.
Cara, comece pesquisando o básico do PHP: Integração com banco de dados. Tutoriais tem a monte, inclusive aqui no fórum. Só pesquisar por Sistema de login PHP+MySQL.
https://abcdocodigo.wordpress.com/2015/02/21/php-como-criar-um-login-seguro-com-php-utilizando-a-biblioteca-mysqli/ Acredito ser um bom tutorial PRA COMEÇAR.
Com o banco de dados feito e seu sistema de login, você já terá uma boa noção e poderá partir para o próximo módulo, um sistema básico de arquivos.
Basicamente terá a mesma teoria do acima, só que será criado uma tabela no seu banco de dados chamada ARQUIVOS, com seus determinados campos, e aí você poderá usar a função de upload.
Fiz uma funçãozinha bem básica aqui:
/**
* upload()
* Guarda uma cópia de $arquivo em $diretorio, alterando seu nome para $nomeArquivo
* @author Maykel Esser
*/
function upload($arquivo, $diretorio)
{
* Exemplo considerando que o campo do formulário de arquivo se chame flArquivo.