Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal,
Estou com uma dúvida para criar uma classe, o que parece besteira, mas para quem esta começando na orientação a objetos....
No meu sistema, vou ter cadastros de Empresas (Padaria, Escritórios de Advocacia, Fornecedores) e cadastro de pessoas (Proprietários de Empresas, Advogados e Representantes de Fornecedores).
o que pensei foi o seguinte (Exemplo):
Classe PessoaJuridica
-codigo
-razao
-nomefantasia
-endereço
-telefone
Classe Padaria extends PessoaJuridica
-tipoatividade
-mensalidade
-funcionarios
Classe PessoaFisica
-codigo
-nome
-datanascimento
-rg
-telefone
Classe Advogado extends PessoaFisica
-areaAtuação
Qual a melhor forma de construir essas classes utilizando herança?
Gabriel,
Obrigado pela sua resposta.
Esse sistema tem como objetivo principal controlar o cadastro de padarias. Segue abaixo mais detalhes:
PADARIAS
PESSOA JURÍDICA - Cadastros de Padarias (Principal)
PESSOA FÍSICA - Cadastros de proprietários de padaria
Uma padaria possui um ou mais donos.
PESSOA JURÍDICA - Cadastros de Contabilidades
Contabilidade presta serviço para padaria, portanto, cadastro padaria deve informa sua contabilidade.
Um escritório possui um ou mais advogados.
Um fornecedor possui um ou mais representantes.
Meu sistema precisa fazer este controle.
O seu caso é um dos que eu mais tive dúvida desde a minha aprendizagem. Existe um problema na definição do direito sobre as Pessoas e essa definição prejudica um pouco a abordagem que seria interessante seguir.
Segundo o direito, existe o conceito de Pessoa e uma pessoa pode tanto ser uma pessoa física ou jurídica.
Todo ser humano brasileiro (sim, tem que ser brasileiro) é uma Pessoa Física. Já uma Pessoa Jurídica, pode ser um conjunto de Pessoas Físicas ou bens criados de acordo com a lei.
Teoricamente, uma pessoa não pode ser "ambas" (Física e Jurídica ao mesmo tempo) mas toda a Pessoa Jurídica possui uma Pessoa Física como representante legal.
Ou seja:
Olhando somente a lei, essas são as partes que forma o "pacote/package" Pessoa. Entretanto, não adianta você criar um pacote perfeito, se só irá utilizar 10% dele.
Normalmente, no caso de PessoaFisica <-> PessoaJuridica, você pode abstrair os pontos em comum da pessoa em uma classes base Pessoa (endereço, contatos).
Outro pontos a considerar é se você tem a necessidade de ter um responsável legal pela Pessoa Jurídica. Se há essa necessidade, toda Pessoa Jurídica deve ter como associação uma Pessoa Física.
No caso de um Advogado, prefiro utilizar a composição ou até em casos mais específicos o padrão Decorator, pois uma mesma Pessoa Física pode não ser apenas um Advogado, pode ser muitas outras coisas.
Veja eu por exemplo, eu sou:
No momento que você usa herança, um objeto está preso a uma instância e não é possível adicionar novas responsabilidades em tempo de execução sem ter que criar uma nova instância.
Depois de toda essa leitura/escrita, é importante você ressaltar qual é a necessidade do seu sistema, o que ele precisa controlar e qual a integridade que você deve manter.