Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá...
Gostaria muito saber qual é a lógica usada para fazer envios de e-mails agendados com o PHP. Tipo aquele e-mails marketing da vida onde a pessoa se cadastra e recebe uma sequência de e-mails pré programados. Sou iniciante em PHP, mas acho que isso deve ser feito com o Cron do linux. Ou existem funções específicas para isso no PHP?
Valeu pessoal...
>
Isso tudo depende do Cron, mesmo.
A lógica dentro do PHP, para enviar o email, não muda.
A ideia geral é o Cron chamar um script PHP que verifica quais email devem ser enviados naquele momento.
Valeu pela resposta. Realmente eu não entendo muito. Mas se eu tenho uma lista com 500 pessoas, ai é criado uma regra no cron para cada pessoa é isso? Ou usa a mesma regra e só muda as datas?
A Cron só vai rodar o script no tempo que você determinar a logica de qual e-mail vai ser enviado ou não, ou quais quer outra regra que você queira colocar deve estar no script.
Ex.: Você cria um script em php que seleciona N emais no banco de dados exemplo os que estao aniversariando no dia de hoje e faz com que o resultado seja disparado o e-mail;
A cron é programada para rodar todo dia apenas uma vez ou de qual quer outra forma que lhe for conveniente e ela irá rodar este determinado script fazendo assim o trabalho que seria manual de ir lá em uma url e rodar;
Para ficar aida mais claro segue este link com uma bela explicação do Thiago Belem sobre este assunto:
http://blog.thiagobelem.net/o-que-sao-e-como-usar-as-cron-jobs/
Mas se eu tenho uma lista com 500 pessoas, ai é criado uma regra no cron para cada pessoa é isso? Ou usa a mesma regra e só muda as datas?
O Cron só chama o script.. Nada mais
A lógica toda deve estar no script
É como o Gleydson lins disse. O cron apenas faz o trabalho automático de executar uma ação (nesse caso, de rodar um script). Todo o resto do trabalho deve estar programado no PHP.
Em suma, é uma única regra no cron. O resto é trabalho do PHP.
Isso tudo depende do Cron, mesmo.
A lógica dentro do PHP, para enviar o email, não muda.
A ideia geral é o Cron chamar um script PHP que verifica quais email devem ser enviados naquele momento.