Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá, Pessoal. Bom dia!
Tenho um sistema que emite faturas em sequência numérica.
Já tenho a opção de excluir ou editar a fatura caso seja feita errada, mas surgiu a necessidade de uma opção de "cancelar" esta fatura. Preciso fazer com que na página de listagem de faturas ela apareça como cancelada, e quando abrir esta fatura para visualização, tenha uma tarja escrito CANCELADA como se fosse um carimbo (possivelmente uma imagem png sobreposta).
Não sei nem por onde começar para implementar isto no sistema.
Alguém poderia me ajudar, por favor?
O cancelado não seria apenas mais um status da fatura?
O cancelado não seria apenas mais um status da fatura?
Sim, na página que lista todas as faturas, será um status. Esta é a primeira parte do que estou querendo fazer. Mas também já tenho uma opção de visualizar a fatura emitida, e preciso colocar a palavra "CANCELADA" por cima da fatura ao visualizar.
Aí você terá que fazer a condição com IF ou switch para saber distinguir cancelada de ativa, com base no status. Não é preciso alterar fisicamente, o correto seriam às faturas serem geradas dinamicamente de acordo com o ID de cada e à partir daí gerar todo o HTML, já com a tarja cancelada ou não.
Então são 2 etapas.
a primeira na listagem você precisa verificar o campo que consta como cancelado.
ex:
dentro do 'for' que você utiliza para gerar a lista de faturas, verifique se esta cancelada, caso esteja coloque 'Cancelado'
E a outra etapa uma possibilidade é utilizar a função do meu post acima.
>
Não entendo muito do mundo financeiro, mas a grosso modo a fatura é um arquivo .html?
Caso seja isto você precisa alterar 'fisicamente' este arquivo, colocando a tarja 'CANCELADO'
No php tem a função:
http://php.net/manual/pt_BR/function.fopen.php
Gabriel, a fatura é um arquivo PHP. Ao abrir a página da nova fatura, tenho os campos de preenchimento, que são salvos no banco e posteriormente há a opção de visualizar todas as faturas emitidas. Esta tarja "cancelado" será colocada depois da fatura já emitida, caso haja a necessidade de cancelar, ao invés de excluir.
Li o link que você enviou, mas não entendi como usar
Se é tudo dinâmico fica até mais fácil.
é só dentro do loop fazer a verificação de if como Alaerte sugeriu.
e para abrir de uma forma diferente passa algum parametro via 'get'
<!--Link gerado dinamicamente vai ser algo assim: -->
<a href="fatura.php?id=3&cancelado=sim"></a>
Ai dentro do php só verificar.
<?php
if($_GET['cancelado'] == 'sim'){
//Fatura cancelada ....
}
Não entendo muito do mundo financeiro, mas a grosso modo a fatura é um arquivo .html?
Caso seja isto você precisa alterar 'fisicamente' este arquivo, colocando a tarja 'CANCELADO'
No php tem a função:
http://php.net/manual/pt_BR/function.fopen.php