Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Então, esse é o meu algoritmo feito pelo VisualG, ele basicamente faz o Fatorial de um numero.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
var
F,C, Fatorial : inteiro
inicio
Fatorial <- 1
Escreva (" Qual Fatorial voce quer? ")
Leia (F)
C <- F
Repita
Escreva ©
Fatorial <- Fatorial*C
C <- (C - 1)
Ate (C < 1)
Escreva (" O Fatorial de ", F , " e igual a ", Fatorial)
fimalgoritmo
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E foi aí que a minha dúvida surgiu, eu fiz da maneira acima e funcionou. Mas dai, resolvi trocar o " Fatorial <- Fatorial*C " de lugar, assim eu coloquei em baixo do " C <- (C - 1)" somente para ver o que acontece. Além de o Fatorial me devolver zero no resultado, o meu contador vai até zero em vez de ir somente ao 1 e parar. Porque isso acontece? Eu sei gente, é uma dúvida tosca, porém eu queria entender como tudo funciona. Eu sou novato nessa área e comecei a ver algoritmo estruturado no VisualG um tempo desse. Agradeceria muito se alguém me respondesse sem grosseria
Obs : A variável C significa um contador.
Vou explicar com base em outro programa que eu fiz a algum tempo:
cont, num, mult: Inteiro
inicio
// Seção de Comandos
escreva ("Informe um número e conheça o seu fatorial: ")
leia (num)
para cont de num ate 2 passo -1 faca
se (cont = num) entao
mult <- cont * (cont - 1)
escreval ("")
escreval (cont, " * ", (cont - 1), " = ", mult)
fimse
se (cont < num) e (cont <> 1) entao
mult <- mult * (cont - 1)
escreval (mult, " * ", (cont - 1), " = ", mult)
fimse
fimpara
escreval ("")
escreval ("O fatorial de ", num, " é: ", mult)
fimalgoritmo
Assim, temos a seguinte saída:
Informe um número e conheça o seu fatorial: 5
5 * 4 = 20
60 * 3 = 60
120 * 2 = 120
120 * 1 = 120
O fatorial de 5 é: 120
Acho que com esse programa você entenderá melhor, se ficar alguma dúvida só falar.