Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal,
Estou trabalhando em um projeto particular e cheguei a um ponto que não consigo prosseguir. Seguinte:
Tenho cadastros de clientes no banco de dados, e um dos campos da tabela é "ultimolaudo" onde já está preenchido com a data do último laudo. Eu preciso comparar essa data armazenada no banco de dados com a data atual e verificar quantos meses faltam para o laudo vencer. Tipo, vence todo ano.
E se possível, por exemplo, quando o sistema verificar que falta faltam 3 meses para vencer, ele enviar um email informando que o laudo daquele cliente vence daqui a 3 meses.
Não sei se isso é muito complicado, pois ainda sou iniciante. Acredito que não seja difícil para vocês, se alguem puder dar uma força =]
Desde já agradeço.
Adicione três meses a data atual e faça a comparação com a data de vencimento, se existir envia o email.
select DATE_ADD(CURDATE(), INTERVAL 3 MONTH )
mysql>
mysql> select DATE_ADD(CURDATE(), INTERVAL 3 MONTH );
+---------------------------------------+
| DATE_ADD(CURDATE(), INTERVAL 3 MONTH )|
| 2016-09-08 |
1 row in set (0.00 sec)
Fala galera, obrigado pelas respostas
Porém, como eu faço na pratica para adicionar isso ao meu código? Desculpe, mas estou começando ainda.
Seria assim:
<?php
include_once("config/conexao.php"); //Faz a conexao e seleciona o BD
$select = "SELECT * FROM anuncios WHERE ultimolaudo > NOW()"; // Nesse caso comparamos com a data atual.
echo "$select";
?>
Nesse exemplo acima, eu selecionaria a tabela e o campo "ultimolaudo" e daria um echo para exibir o resultado da comparação.
Na prática, não funcionou aqui, o que estaria errado?
vlw o/
>
Na prática, não funcionou aqui, o que estaria errado?
vlw o/
Estude o básico e comece entender o que é CRUD. B)
Depois entenda e adapte o exemplo que postei. ;)
Bem veja se atende sua necessidade:
<?php
date_default_timezone_set('America/Sao_Paulo'); // Hora oficial do Brasil.
include_once("config/conexao.php"); //Faz a conexao e seleciona o BD
$select = "SELECT * FROM anuncios"; // Pegamos o conteudo do banco.
$data_inicial = \DateTime::createFromFormat('d/m/Y', 'ultimolaudo'); //A data do banco deve esta no formato dia/mês/ano
$data_final = new DateTime(); // Salva o timestamp atual numa variável
$diferenca = $data_final->diff($data_inicial);
echo $diferenca->format("%a Dias");
?>
Esse script calcula dias, espero que seja isso.
$select = "SELECT * FROM
nome_da_tabelaWHERE data > NOW()"; // Nesse caso comparamos com a data atual.