Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
O pessoal.
Possuo um site que estava sem URL amigável, porém ele está bem colocado no Google, já tenho muitos itens catalogados.
Porém eu consegui uma forma de criar URLs amigáveis redirecionando o erro 404, tratando e abrindo a página do produto.
Exemplo:
URL comum:
www.site.com.br/loja_virtual.asp?id=tela_loja&codigo=813
URLs Amigáveis Reconhecidas:
www.site.com.br/categoria/nome-produtos
ou
www.site.com.br/categoria/nome-produtos/
ou
site.com.br/categoria/nome-produtos
ou
site.com.br/categoria/nome-produtos/
Consegui fazer todos os formatos acima ser reconhecido e exibido.
A dúvida é, será que o google reconhece URLs partindo do erro 404?
Grato.
Fábio Nascimento.
Irá reconhecer se existirem links que apontem para essas URLs, mas cuidado, você deve gerar um redirecionamento permanente (301) para que o google saiba que o endereço antigo agora deve ser acessado pela nova URL, assim ele transfere o "peso" da URL antiga para a nova. Também evita-se do google pensar que se trata e conteúdo duplicado.
Oi ESerra.
O meu site é antigo, de 2002 mas venho sempre o modernizando, e graças a Deus está bem posicionado no Google. Mas eu resolvi criar no banco de dados de cada item uma coluna chamada ( url_amigavel ) onde eu aos poucos vou cadastrando essa urls em cada produto, e na página de acesso ao cliente eu fiz uma programação se caso a url amigável, não for em branco, ele mostra o LINK amigável para clique, assim eu consigo manter o site operacional sem ser obrigado a cadastrar todas a urls de uma vez.
Os links antigos continuam funcionando para não perder posição no google.
Eu tive que fazer vários testes nas URLs, pois muitas vezes o usuário entra no site com uma barra no final do link, ou até mesmo sem o www. e fiz um esquema que quando isso acontece a url amigável sempre permanece a mesma para eu poder fazer a busca no banco de dados. Funcionou legal.
<%
strQuery = Request.ServerVariables("QUERY_STRING")
strPage2 = Mid(strQuery, InStr(strQuery, "/") + 32)
strPage3 = Mid(strQuery, InStr(strQuery, "/") + 28)
if right(strPage2,1) = "/" then
strPage2 = left(strPage2, len(strPage2)-1)
end if
if left(strPage3,4) <> ":80/" then
strPage2 = strPage3
end if
if right(strPage3,1) = "/" then
strPage2 = left(strPage3, len(strPage3)-1)
end if
if left(strPage2,4) = ":80/" then
strPage2 = right(strPage2, len(strPage2)-4)
end if
%>
Esse esquema acima pegou apenas a url sem barra no final, ficou legal.
Isso que você disse do conteúdo duplicado, é interessante. Depois vou me informar sobre este procedimento do redirecionamento do 301.
Eu coloquei um produto novo no site ontem, e hoje ele já aparece no google quando digito o nome, aparece em primeira posição, porém ele mostra a URL normal e não a amigável.
Obrigado.
Fábio.
Para que URL amigável seja indexada pelo google você terá que colocar isto no site ou no sitemap, que são as formas que o google pega o conteúdo do site em sí.
Ok, Obrigado!
Oi.
Seria mais ou menos isso dentro de um IF??
<%
'Transfere URL amigável
' Se coclocar apostrofe, ele faz a troca para o número 1
codigo = replace(request("codigo"),"'","1")
if codigo <> "" then
%>
<!--#include file="conexoes_banco.asp"-->
<%
sql = ("select * from loja_virtual where codigo = "&trim(codigo)&" ")
Set tudo_teste_url = db.execute(sql)
if tudo_teste_url("url_amigavel") <> "" then
' Permanent redirection'
Response.Status = "301 Moved Permanently"
Response.AddHeader "Location", "http://www.site.com.br/"&tudo_teste_url("url_amigavel")
Response.End
end if
end if
%>
Fiz aqui e funcionou, agora caso acessar a URL antiga, o sistema abre a nova.
Fábio!
Não tenho como te afirmar se esta é sintaxe correta para fazer o redirecionamento correto no ASP, mas se for, você trilhou o caminho certo.
Oi amigo.
Notei que oi Google já está reconhecendo algumas urls amigáveis do meu site, perfeito.
Obrigado!
Fábio!
Que bom que funcionou!
Vou aguardar uns dias para ver se aparece alguma coisa no google!
Abraços!