Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Faço este pergunta de forma humilde , acho que eles conseguem mas não querem , o que vocês acham ?
O mesmo vale para o Telegram e similares.
Acho uma discussão válida.
Mas a Dona Justa quer as mensagens descriptografadas...
Na minha opinião, eles podem ler sim.
Na teoria, se eles utilizam criptografia ponta-a-ponta como dizem, eles não conseguem ler as mensagens, pois não tem conhecimento das chaves dos usuários, já que as chaves estão no aparelho de cada um.
Existe um porém nisso :huh: :
Você criou a chave? Você provavelmente desconhece essa informação pois ela foi criada automaticamente. Mas e se você mudar de aparelho, perderá todas as mensagens? A resposta é não... porque é possível fazer backup dos arquivos e das chaves (a menos que ao fazer backup dos arquivos, eles fiquem descriptografados).
Se é possível fazer backup das chaves, isso quem deveria fazer é só o dono do aparelho, mas na prática quem faz é o aplicativo. Se o WhatsApp fizer este backup das chaves para o servidor dele, ele poderia descriptografar as mensagens de qualquer pessoa.
Outra possibilidade, se o objetivo é monitorar uma pessoa ou um grupo de pessoas, nada impede que o app após descriptografar as mensagens, envie as mensagens destas pessoas de volta para o servidor.
Então entendo que eles não querem abrir precedentes. :)
Se o WhatsApp fizer este backup das chaves para o servidor dele, ele poderia descriptografar as mensagens de qualquer pessoa.
E exatamente por isto eles não dão a opção do backup ocorrer no servidor deles...
Mas a Dona Justa quer as mensagens descriptografadas...
Bom, ai terá que ser a possibilidade técnica da coisa, se não houver, a justiça que se vire para decodificar.
Capazes eles são, sim. Os argumentos apresentados já possibilitam isso.
A questão é que não querem.
Foi a mesma coisa que aconteceu entre Apple e FBI há pouco tempo. A Apple bateu o pé e o FBI compreendeu. Ele decodificou um aparelho (que, aliás, usa criptografia em nível de hardware, se não me engano) sem proibir a Apple de vender ou qualquer outra maluquice pra atrapalhar os consumidores.
Se o FBI pôde descriptografar um iPhone, a Polícia Federal poderia muito bem decodificar um simples conjunto de mensagens do Whatsapp. Só falta vontade e, talvez, tecnologia pra isso
Mas a Apple para o FBI disse "não faço" , ao menos publicamente , o FBI pagou um hacker e quebrou a segurança , ao menos foi isto que foi publicado.
O Facebook está falando "não posso" , acho estranho pois se você cria uma chave não tem como saber que chave criou ?
Não sei se já houve relato de quebra da criptografia do WhatsApp , nem de problemas da justiça americana ou europeia com ele , mas lá fora ele tem um uso bem menor que aqui.
Mas uma coisa que ainda não entendi é onde diabos estes caras ganham dinheiro com o WhatsApp ...
Alguém aí usa a versão paga ?
O Facebook está falando "não posso" , acho estranho pois se você cria uma chave não tem como saber que chave criou ?
Na teoria essa chave está no aparelho de cada usuário, então o WhatsApp não faz backup para os servidores dele.
>
Mas uma coisa que ainda não entendi é onde diabos estes caras ganham dinheiro com o WhatsApp ...
Alguém aí usa a versão paga ?
Acho que não existe versão paga mais, desde que foi vendido para o Facebook está liberado, apesar que antes já estava e dizia que expiraria em um ano, mas depois renovava automaticamente.
Imagino que o custo para manter este aplicativo funcionando é muito baixo diante do retorno que ele dá, no sentido que são mais de 1 bilhão de pessoas dependentes dele. Além de poder ser usado pra algum tipo de pesquisa, de testes.
Existe a possibilidade de lançarem um serviço de atenção ao cliente onde as empresas pagarão pelo uso.
Depois que descobriram "portas escondidas" em roteadores, que eram deixadas exatamente para espionagem, eu nem perguntaria se eles conseguem, eu perguntaria, será que eles deixaram uma "porta" para isto?
É bom a gente observar que desta vez o que a justiça queria era um "grampo" das mensagens futuras, o que eu faria se fosse a empresa, pegaria as mensagens e entregaria criptografadas, pronto, missão cumprida. Isso se de fato quisesse preservar os usuários.