Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa noite,
Sabem me dizer se é possível eu criar um arquivo '.php' e a qualquer momento executar uma função dele.
-> NÃO NO MOMENTO em que uso o include quando inicio a pagina, mas SIM após a página ser carregada e eu por exemplo a qualquer momento pegar e usar essa função através do java script?
Cria o php com a função que cê quer lá e sempre que preciso, chama com ajax?
Para uma função PHP estar disponível, o arquivo dela precisa estar no fluxo de execução. Ou seja, ou um acesso direto a ele ou ele ser incluso via include ou require.
É impossível chamar uma função PHP via Javascript. O javascript só pode fazer uma requisição a um script PHP. Este script PHP é que chama a função PHP desejada. Isso é o princípio do Ajax.
onLoad e outros eventos (onClick, onKeyUp etc) são eventos Javascript, não PHP. Se usar um desses eventos, a chamada à função deverá ser feita via Ajax.
Uma outra saída é armazenar a função na session ou em cache, chamando-a sempre que necessário
da uma olhada em php onload, que tu faz uma função em java para fazer algo que você queira, sendo clicando, tantos segundo, etc.
um exemplo simples é esse link:
http://www.w3schools.com/jsref/tryit.asp?filename=tryjsref_onload
mas da para usar css pra ficar legal, abrindo algo na tela, modal, etc.