Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde pessoal!
Eu estava estudando as PSRs do php e me deparei com muitas duvidas mas a principal e quanto a definir funções.
Vejo na maioria dos códigos os programadores fazendo assim:
public function exemplo () { }
ou um if
if ( ) {
}
Porém as PSRs falam pra não fazer isso.
Qual a forma mais adequada?
Eu utilizo sem os espaços.
acho legal padronizar mais algumas coisas tipo as chaves iniciarem na próxima linha não acho muito bonito esteticamente falando.
function nameFuncition()
{
}
tambem não gosto desse monte de espaços para criar um if e veja bem que as chaves do if começam na mesma linha, as funções deveriam seguir este modelo .
if () {
}Apesar da PSR-2 dizer o contrário, acho bem melhor colocar as chaves sempre na linha seguinte. Assim elas ficam alinhadas e a delimitação do bloco fica bem clara
As questões de "aonde vai o que", são mais referentes a sugestões de interoperabilidade.
Nessa situação eu sugiro a frase (parafraseada) de Robert "UncleBob" Martin:
É importante conhecer o que a comunidade (ou outros livros) utiliza (descrevem). Mas, mais importante ainda, é definir o que o seu time entender como melhor prática e utilizá-lo em todo o projeto.
Há anos atrás, ainda sugeriam utilizar indentação de colunas para atribuições aninhadas:
$var = 'atributo';
$variavelLonga = 'atributo';
$variavel = 'atributo';
Pode parecer melhor, mas já se comprovou que dificulta a leitura. E por ai vai.
Pois é, não nada errado escrever do seu jeito, os padrões podem mudar e vão mudar durante o tempo, mas pense que os grandes softwares são escritos da maneira que propõe as PSRs, então porque não seguir? Eu já tenho escrito dessa maneira ha um bom tempo, e acho bem melhor, fica bem mais limpo, com os espaços e tudo.
Mas vai do seu gosto, ninguém é obrigado, esses padrões servem para não virar uma bagunça a linguagem, na qual o PHP já está, é mal falado, porque cada um escreve de um jeito. Gosto muito do PHP, acho uma excelente linguagem.
>
acho legal padronizar mais algumas coisas tipo as chaves iniciarem na próxima linha não acho muito bonito esteticamente falando.
function nameFuncition()
{
}
tambem não gosto desse monte de espaços para criar um if e veja bem que as chaves do if começam na mesma linha, as funções deveriam seguir este modelo .
if () {
}
Não tem muito oque você fazer ou vão ter que alterar todas as IDEs e Editores, plugins para adequar a você .
O que é muito, mais muito difícil.
Ta chegando agora, estude os padrões que foram amplamente discutidos pela comunidade PHP. Ou até mesmo as IDEs não te ajudara em nada. Acho que é isso que os colegas queriam te falar. :P
>
As questões de "aonde vai o que", são mais referentes a sugestões de interoperabilidade.
Nessa situação eu sugiro a frase (parafraseada) de Robert "UncleBob" Martin:
É importante conhecer o que a comunidade (ou outros livros) utiliza (descrevem). Mas, mais importante ainda, é definir o que o seu time entender como melhor prática e utilizá-lo em todo o projeto.
Há anos atrás, ainda sugeriam utilizar indentação de colunas para atribuições aninhadas:
$var = 'atributo';
$variavelLonga = 'atributo';
$variavel = 'atributo';
Pode parecer melhor, mas já se comprovou que dificulta a leitura. E por ai vai.
Clássico kkkkkkkkkk
Bom, sobre escrever o código da forma que mais lhe convém o meu problema e só em encher um if de espaço e colocar chaves na próxima linha pq não vejo lógica e acho que fica mais bagunçado o código.
Mas como citado, acredito que é melhor seguir suas regras quando estiver trabalhando sozinho mas sem extrapolar pra não prejudicar o próximo e quando estiver trabalhando junto a outros programadores procurar chegar a um consenso.
Eu sou adapto ao formato que está nas PSRs, tento segui-los, pois esse grupo é formado por grandes desenvolvedores que estão tentando padronizar o nosso querido PHP, desenvolvedores como Zend, Symphony, Laravel, etc...
A convenção (padrão), que eles estão tentando fazer é o seguinte
function nameFuncition()
{
}
foreach, for, while, switch {
}
class Classe
{
}
public function nomeMetodo()
{
}
Grandes frameworks como o Zend (Alias são eles que mantem e atualizam o PHP), escrevem seus códigos da maneira que coloquei acima, além desses padrões também tem outros padrões como escrever no máximo 80 caracteres por linha, todos eles constam nas PSRs
Basta seguir essas PSRs
http://www.php-fig.org/psr/psr-1/
http://www.php-fig.org/psr/psr-2/
Não quer dizer que seja o correto, mas é um padrão muito bom e bonito, e se todos os programadores seguissem, os códigos seriam muito melhores, e o PHP não seria tão mal falado