Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde a todos.
Sou programador web (html5, css, js, php, as3) e quero desenvolver um App simples para mobile multiplataforma.
Dei umas pesquisadas no Google, porém fiquei meio confuso com tanta ferramenta e não sei qual o papel de cada uma delas.
Afinal, alguém poderia me passar o caminho das pedras?
O que eu preciso necessariamente? Um framework JS para fazer a comunicação do javascript com os componentes do dispositivo (camera, gps..) e um compilador multiplataforma? É isso?
Alguém poderia citar as melhores frameworks e compiladores separadamente se for o caso, pois estou mais perdido quanto suas funções.
Phonegap, jQuery Mobile, Cordova, Angular, Intel XDK... estou confuso quando o papel de cada um.
To mais perdido que cego em tiroteio! Se alguém puder me esclarecer eu agradeço muito!
Abraço. Fiquem com Deus
Tenho a mesma duvida xDD
Sei que é possível porém não sei quais ferramentas usar para compilar e também tenho algumas duvidas em questão de eficiência, se dessa forma é menos eficiente do que fazer algo na linguagem do android ou iOS mesmo.
Sim tentei estudar JAVA mas tive dificuldade para criar APP, se a galera conseguir orientar... seria legal!
Olá pessoal, boa tarde a todos.
Já que muita gente tem dúvida vou explicar o básico (também sou iniciante).
Codova e PhoneGap: A grosso modo PhoneGap e Cordova são o mesmo produto, porém o PhoneGap é marca da Adobe (que era a proprietária do projeto antes de ceder para a Apache) o framework em si é gratuito mas a Adobe possui serviços e produtos pagos aos interessados. Ou seja PhoneGap == Cordova. Nesse blog http://blog.marianalino.com.br/o-que-e-apache-cordova/ tem mais detalhes sobre a história do PhoneGap/Cordova
Cordova é uma plataforma de desenvolvimento que permite ao programador criar aplicativos utilizando HTML5, CSS e JavaScript. Para quem desenvolve para web é só imaginar o desenvolvimento de um aplicativo baseado em front-end. O desenvolvimento é como desenvolver um sistema front-end mesmo, a diferença é que normalmente vamos usar algum framework voltado para mobile (jquery mobile, sencha touch ou ionic). A implementação do ambiente de desenvolvimento é meio chato de fazer, a criação de um virtual device (celular virtual para depuração de código e testes), é preciso instalar o Android Studio. Tem um livro da casa do código sobre Jquery mobile (estou usando, para projetos pequenos acho o ideal e a curva de aprendizado é muito rápida) que ajuda bem, depois de um dia lendo já comecei a desenvolver. Usar angularJs ou outro framework (jquery ou até o jquery mobile) é opcional, mas escolher um ajuda muito. Eu aconselho para iniciar o desenvolvimento jQuery mobile (depende do jQuery) somente e claro o cordova, você vai utilizar html5, javascript e css como se estive desenvolvendo para desktop e depois compila a aplicação e gera seu app. O desenvolvimento de aplicativos híbridos é desaconselhado no caso de ser necessário muito processamento por parte do smartphone, nesse caso o ideal é um app nativo.
Boa sorte.
tambem tenho a mesma duvida, estou precisando criar um app para restaurantes com pedidos online e sistema de pagamento e não sei se esses frameworks me permitem fazer isso, se a galera puder passar a opinião vai ajudar bastante!
Abs