Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Já pesquisei no fórum mas não achei nenhuma resposta convincente.
A minha dúvida é a seguinte:
Qual seria o mais correto a fazer, criar uma página em que o usuário possa inserir e editar os dados nela mesma, ou separar em 2 páginas, uma que insere e outra que edita?
Atualmente tenho uma página que lista os registros em uma tabela, outra com o formulário para inserir e outra com o formulário para editar.
Seria mais ou menos assim:
admin.php?page=list_cars
admin.php?page=insert_car
admin.php?page=edit_car&id=xxxx
Esse sistema e para você ou é um trabalho?
É para estudos
então você deve se preocupar em assimilar bem o conteúdo o resto você vai pegar quando começa a trabalhar, estude bastante modelagem. Tente fazer a modelagem do sistema e seguir os requisitos.
Laudir eu prefiro sempre fazer o seguinte:
Pagina carros.php
Dentro da pagina carro faço Switches para funções de inserir, editar e deletar que fica num arquivo separado somente com funções.
Em questões de modelagem não sei te dizer se é o ideal mas em minhas programações eu sigo sempre esse fluxo onde na pagina da seção listo os registros já cadastrados (tomando a sua situação como exemplo) e as demais funções de edição, inserção e exclusão coloco em funções numa pagina separada.
Como o Guilherme Luiz falou, até agora os sistemas web que vi, as pessoas realizam essas separação. Somente em alguns sistema em Java desktop, já vi usarem uma abordagem diferente.
É exatamente isso que estou fazendo agora Guilherme Luiz.
Só queria saber mesmo se existem outras formas melhores de fazer isso.
Obrigado pessoal.
você tá usando Framework?
Cara, eu, particularmente, prefiro separar os arquivos. Atualmente trabalho mais ou menos assim:
|_app
|_plugins
|_usuarios
|_UsuariosController.php
|_UsuariosModel.php
|_CadastroView.php
|_ListarView.php
|_EditarView.php
A manutenção é muito mais simples. Se tenho problemas no db, abro direto o model, se tenho problema com os dados, abro controller, e se eu precisar inserir ou editar algum elemento html ou mudar o modo de exibição dos dados em uma página abro ela direto (View's). Mas aí tudo depende de como o projeto é estruturado mas como eu disse, recomendo SEMPRE separar os arquivos, nem que depois você de apenas um include no switch na página principal, mas no meu ponto de vista, separado é muito mais fácil de manter a manutenção.
Você pode fazer tudo na mesma página trabalhando com IF and GET. Claro que gera bem mais códigos, mas não vejo problemas em organizar com comentários.
Por exemplo:
// SE FOR PARA ID ?editcar=2 VAI EXECUTAR A FUNÇÃO DO MESMO
$editcar = isset($_GET['editcar'])?$_GET['editcar']: 0; // AQUI ELE BUSCA A ID
$nomecar = "Fusca";
if ($editcar > 0){ // ELE VERIFICA O VALOR SE É MAIOR QUE 0 (QUANDO TÁ NA PÁGINA DA FERRAMENTA O VALOR É 2)
$checkcar=$pdo->prepare("UPDATE bancodocarro set nomecar = :nomecar where id = :id");
$checkcar->bindValue(":nomecar", $nomecar);
$checkcar->bindValue(":id", 2);
$checkcar->execute();
echo "OK!";
}
// OU SEJA ELE SÓ VAI FAZER A ALTERAÇÃO SE TIVER NA PÁGINA EDITCAR.
// DAI BASTA USAR ECHO E CONSTRUIR A ESTRUTURA OU NO PRÓPRIO HTML, VOCÊ DECIDE.
Eu mesmo não gosto de fazer várias páginas.
Até mais amigo.
Depende de como você está organizando sua visão no sistema?
você poderia colocar uma aba de cadastra e uma de cosulta que mostrar o registro e possibilita a edição? tudo depende de como seu cliente precisa que seja o sistema.