Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá galera do fórum iMasters!
Então, comecei a trabalhar com o framework Laravel e estou desenvolvendo um sistema pra uma empresa, e esta empresa necessita de um registro das atividades que determinados funcionários fizeram enquanto estavam logados, por exemplo está criando um novo conteúdo, pro sistema, adicionando um novo usuário ou editando como também apagando.
Enfim, um registro de funcionalidades que ele percorreu no sistema durante o seu logon.
Porém como sou novo com Laravel não sei como trabalhar, alguém tem alguma dica explicando um pouco de como os Logs no Laravel funciona pra mim ter uma ideia?
Desde já, grato!
Handrix,
O que tu pode fazer é criar uma tabela de acesso para guardar o histórico com informações de controller, function, url, user_id, data e tals. Depois você cria um job que vai inserir uma linha nessa tabela com as devidas informações (pelo job) e por último você inclui o dispatch ("disparador") desse job nos controllers e funções que tu quer gravar a informação.
Por exemplo:
ComprasController ...
function index
{
//inclui o disparador do job
//parametros: controller, function, user_id, datetime
dispatch(new seuJobHistórico('ComprasController', 'index', Auth::id(), new \Datetime()));
...aqui fica resto do seu código
}
Neste exemplo quando o usuário passar por essa função um job é disparado gravando no banco que ele passou por aqui com data, hora e tudo que desejar...
Para te ajudar com os Jobs procure no google como "Registrar Acessos no Laravel".
Espero ter ajudado.
Até onde sei, os logs do Laravel são usados para gerar logs de execução, em arquivos
Mais detalhes aqui: https://laravel.com/docs/5.3/errors
Você precisa registrar essas atividades no banco de dados, certo? Nesse caso, crie uma Model para representar a tabela de atividades.
Sugiro criar um campo "tipo", numérico inteiro, onde cada número corresponde a um tipo de atividade. Assim uma única tabela poderá registrar todos os tipos de atividades no site.