Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal,
A Dialhost vai fazer uma manutenção nesse sábado e é possível que o fórum se torne instável a partir das 20h do sábado até as 20h do domingo. O fórum não ficará indisponível, apenas poderá apresentar indisponibilidades sazonais durante a janela de manutenção.
Depois dessa manutenção, já na semana que vem, faremos uma mega ultra atualização no fórum - aí ele ficará indisponível durante a atualização. Atualizaremos o sistema operacional do servidor, trocaremos o Apache httpd pelo Nginx, o memcached pelo redis, o MySQL pelo MariaDB, etc. Além da atualização na infra, a plataforma será atualizada do IPB 3.x para o 4.x; além do layout lindão, também estamos vindo com novos recursos e um sistema de notificação para dar mais dinamicidade para o fórum.
Depois de atualizado, vamos ativar um Q&A no formato do stackoverflow; será um teste para ver se funciona para o público do fórum. Queria ver com vocês se têm alguma sugestão para o tema/escopo do Q&A.
O maior trabalho, acho, vai ser na restruturação da base; temos cerca de 5GB de base e muitas tabelas precisam passar por um processamento. Por exemplo, na versão atual temos o login_name e display_name; isso não existe mais; agora é tudo display name e todas as tabelas serão atualizadas e os caches destruídos para atender ao novo formato. Será um trabalho de algumas horas só para ajustar a base ao novo formato.
A ideia é acabar com as áreas e ter as tags como no Stackoverflow ?
Uma coisa que o fórum aqui não deve perder é a maior liberdade de discutir assuntos , o Stackoverflow tem uma política muita centrada no "problema-solução" não permitindo discussões que não tenham aspecto prático , bom para o SO mas aqui gosto desta maior liberdade de discutir assuntos esotéricos ...
Por exemplo um debate do tipo "qual o melhor Sistema Operacional para Xyz" no SO leva "pedrada" de tudo que é lado , aqui é tratada até com carinho ....
:)
A ideia é acabar com as áreas e ter as tags como no Stackoverflow ?
Não; vamos manter as áreas como sempre foi. Não queremos perder a liberdade que temos no formato de fórum.
A ideia é adicionar um Q&A; acredito que o Q&A numa macro-área, com o sistema de notificação, pode criar uma dinamicidade interessante.
Por exemplo um debate do tipo "qual o melhor Sistema Operacional para Xyz" no SO leva "pedrada" de tudo que é lado , aqui é tratada até com carinho ....
Independentemente do tema/escopo do Q&A, sempre trataremos as questões com carinho.
:D
Antes de mais nada, boa sorte na atualização/migração.
-------
Além da atualização/migração do fórum como um todo e esse novo formato de Q&A, poderia nos informar se há, e quais são as, intenções para o futuro como "comunidade"?
Pois, a capacidade de fomentar a discussão ( manter e trazer novos usuários) está atrelada a capacidade de alguns poucos usuários com a disponibilidade (além da vontade) em responder e muitos nos deixaram nos últimos tempos. Vide, até, a quantidade de moderadores inativos.
Não compreendi a pergunta, Gabriel.
O fórum é altamente estratégico e são os moderadores que dão vida à comunidade. Apesar da correria esse último ano, eu pesquisei muito sobre as tecnologias de comunidades atuais e vi que o sistema do fórum tinha diversas carências que estavam causando uma perda de público.
Entre as carências que identifiquei, percebi que a falta de um sistema de notificação eficiente estava causando uma perda de público para os grupos do facebook. Por isso implementei um sistema bastante robusto, que une os digests por email dos posts/tópicos do fórum, notificação mobile, desktop; todo o novo sistema de notificação funcionará para tópicos que seguimos, para usuários que seguimos, para fóruns que seguimos, menções, etc.
Além do sistema de notificação, eu tenho observado que sistemas de Q&A tem tido uma boa aceitação no geral; por isso a ideia de fazer um teste com um Q&A para uma área do fórum também.
Mas eu realmente não compreendi a pergunta; se não for isso, por favor, elabore um pouco mais a sua questão.
Muito bom João
Torço que tudo corra bem na migração
Conte comigo para o que precisar :)
Minha pergunta seria menos sobre tecnologia e mais sobre ações do iMasters para com o fórum. Eu estou aproveitando o tópico de manutenção para tentar entender mais sobre o futuro do fórum, o que, além da atualização, o iMaster está pretendendo realizar. Se não for de interesse, não precisa responder.
Resumidamente: gostaria de saber se você sabe o que será feito, no futuro do fórum, para trazer e manter usuários.
Pois, de certa forma, vejo a adesão dos usuários atrelado ao conteúdo oferecido e não a tecnologia em si. Programadores que se focam apenas no Q&A, acabam evoluindo menos do que aqueles que discutem, mas hoje estamos tendo uma dificuldade em criar discussões.
---- texto que pode ser ignorado ---
Depois de eu redigir isso cinquenta vezes (e tentar não deixar um textão), infelizmente, parece mais um desabafo do que fundamentação para o questionamento...
Eu escolhi o iMaster (há anos atrás), pois era o fórum que eu mais encontrei usuários ativos, discussões de alto nível (o que me ajudaria aprender mais), eventos (principalmente na área de HTML e CSS, as demais área eu acabava não observando, por isso não sei sobre), além de uma boa propaganda (vide google e outros meios).
Após algum tempo, quantos projetos com a tentativa de organizar algo bacana morreram por simples desistência de alguns usuários chave ou falta de público?
Olha o tópico de novidades iMasters, morto, sem novidades. Há também o boteco que provavelmente pediu falência.
Olha nós, como moderadores, e agora estou falando apenas por mim, apenas tenho uma impressão dos demais, de frustração em ficar um tempo considerável sem saber o que seria do fórum.
Antes de ser moderador, eu via que o fórum era movido através do conjunto das perguntas gerais e do fomento de conteúdo entre administradores, moderadores e usuários em geral. Quando me tornei moderador, senti a dificuldade a quem recorrer para saber o que poderia ou não ser feito aqui, quais eram os limites, aonde poderia ir, mesmo em situações que ocorriam entre moderadores.
Ps.: Antes de finalizar essa minha indagação, se em algum momento possa ter soado isso, não é para desmerecer teu trabalho como desenvolvedor (de muitos anos atrás até hoje, você ainda é uma referência minha como profissional), pois, o fórum sim está necessitando de uma atualização urgente.
Vejo que o "fórum estar largado", conforme já discutimos aqui no coliseu, não é um problema de hoje, nem de apenas um ou dois anos atrás, mas se o fórum é tão estratégico para o iMasters, a atualização seria apenas uma pequena parte do necessário.
Não acho que o "fórum esteja largado" , o perfil de acesso á WEB é que tem mudado.
@Motta, nesse caso, como um todo, não me refiro a quem acessa e sim a quem mantêm.
Que bom João, já estava na hora de uma mudança, boa sorte. Estou à disposição.
Olha nós, como moderadores, e agora estou falando apenas por mim, apenas tenho uma impressão dos demais, de frustração em ficar um tempo considerável sem saber o que seria do fórum.
@Gabriel, sua impressão é a mesma impressão que tenho, pior que é isso, é uma realidade. Também falo por mim.
O fórum está a algum tempo carente, largado, e com a estrutura de conteúdo comprometida; Diversas áreas sumiram, artigos, tutoriais, desafios, instabilidade no sistema, regras não existem mais, dentre outras questões que foram abordadas aqui mesmo no coliseu e que até o presente momento encontram-se sem tratativa. Vamos torcer para que essa nova atualização traga devidas correções e melhorias significativas, no que poder ajudar me coloca à disposição.
Alguém tem notícias das atualizações do fórum ? :mellow:
Depois dessa manutenção, já na semana que vem, faremos uma mega ultra atualização no fórum
Elas ocorrerão de acordo com o planejado.
:D
Elas ocorrerão de acordo com o planejado.
ÓBVIO.
Foi planejado para sábado, que de acordo com sua informação no primeiro tópico, deu a entender que seria dia 14 (Sábado).
Na semana em que estamos, ocorreria a atualização física do fórum.
Ou seja, já foi efetuada a atualização do servidor na Dialhost ? próximo passo é o fórum ? ;)
A atualização nos servidores da Dial já ocorreu; tivemos alguns efeitos colaterais, mas nada que não fosse rapidamente corrigido. Agora já estamos organizando para atualizar o S.O. e demais serviços do fórum, para virmos com a atualização da plataforma.
Massa. Espero ansioso pelas modificações :)
Bom trabalho !
Alguns links antigos apontados pelo Google estão quebrados.
http://forum.imasters.shoeswedges.mobi/topic/471008-resolvidoquebra-de-linha-utilizando-o-oracle/
Pessoal,
A última etapa da atualização acontecerá nesse sábado, dia 28, e poderá se estender até domingo, dia 29. Por se tratar de uma migração grande e pesada, o fórum ficará indisponível durante esse período. Fizemos algumas simulações e, para facilitar ao máximo e evitar efeitos colaterais, criamos uma imagem do servidor atual que poderá ser utilizada para um rollback num eventual cenário problemático.
Alguns links antigos apontados pelo Google estão quebrados.
Estou verificando, Motta! Valeu!
Bom trabalho !
Esse fim de semana será o tenso né?
Esse fim de semana será o tenso né?
Só na expectativa. :)
Pelo jeito, nada.
Terça feira, nada de atualização. :huh:
Relaxa, Gabriel !
Não sabemos o motivo do adiamento, mas certamente, assim que a causa do adiamento estiver corrigida, o João virá aqui com novas datas para a migração.
Além claro, de explicar o que houve.
Boa sorte neste trabalho de migração.