Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal, gostaria de saber se é possível e como limitar a quantidade de linha retornadas usando JOIN.
A ideia é limitar a quantidade de linhas retornadas da tabela filho em relação a cada linha da tabela pai.
Ex. Tenho 10 registros de imóveis na tabela_imv e cada um destes possui mais de 12 imagens na tabela_imgs (cada imagem em uma linha diferente).
Usando o LEFT JOIN gostaria que para cada imóvel fossem trazidas apenas 5 imagens usando LIMIT 5 de modo que a cada 5 imagens encontradas, a busca cessasse na tabela filho, e retomasse procurando as 5 primeiras imagens do próximo imóvel.
Desde já agradeço a atenção.
Bem pessoal consegui uma solução simples, que não é exatamente o que procurava,
mas dá para quebrar um galho.
Vou continuar tentando encontrar a solução para a forma original que queria, usando (LIMIT) dentro do JOIN.
Objetivo:
Uso de 2 tabelas relacionadas 1:n onde temos vários imóveis na primeira tabela e cada imóvel possui várias imagens em outra tabela.
Objetivo: Retornar **apenas 5 imagens** para cada imóvel em um **SELECT** com **JOIN**.
**Solução provisória:**
Ter na tabela imagens, além dos campos como (id, fk_id_imovel, nome_img, diretorio),
um campo ordem_imgs que deverá ser populado com números sequências iniciando no 1.
Assim no SELECT ficaria algo do tipo:
SELECT i.*, img.* FROM imoveis i
**LEFT JOIN** imagens img **ON **img.fk_id_imovel=i.id **AND img.ordem_imgs <=5 **
*Só para base de conhecimento: *
Pode-se usar uma biblioteca JQuery como (sortable) junto com o PHP e MySql para se ordenar as imagens arrastando-as (DRAG and Drop) no lado do cliente de modo a atualizar a sequência de números que determina a ordem das imagens na tabela do banco de dados.Essa situação poderia ser escrita sem JOIN mas apenas com a cláusula WHERE certo.
LIMIT não pode ser usado com JOIN.
>
3 horas atrás, Bergs disse:
Essa situação poderia ser escrita sem JOIN mas apenas com a cláusula WHERE certo.
LIMIT não pode ser usado com JOIN.
Olá Bergs, realmente poderia usar o WHERE no lugar de AND img.ordem_imgs <=5
Ficaria:
**LEFT JOIN** imagens img **ON **img.fk_id_imovel=i.id
**WHERE img.ordem_imgs <=5 **
O JOIN só permaneceria obviamente para o relacionamento das tabelas.
No caso eu dei preferencia para aproveitar o** ON **ao invés de usar o **WHERE **
Quanto a **LIMIT **não poder ser usado com **JOIN **
*como você disse,
eu estou cada vez mais ciente* de que possa ser impossível mesmo.
Acredito que por não ter uma maneira obvia de conseguir usar o LIMIT com JOIN,
deve ser por não haver necessidade para isso,
afinal os DBs são bem elaborados e quando usamos chaves estrangeiras, índices,...
imagino que o mysql já deva saber que
o imóvel id=35 possua 12 imagens na tabela
ou que possua 5 imagens com com o campo (ordem_imgs) <=5.
Isso por causa do uso do índice, senão ele teria que
verificar todos registros um a um para calcular isso.
Dessa forma, por já saber, é provável que ele já use o LIMIT automaticamente.
Suponho que é como se o mysql dissesse:
"no meu índice indica 12 imagens para o id 35, encontrei elas, então encerro a busca por mais imagens com esse id e prossigo procurando as imagens relacionadas aos outros ids."
*"no meu índice indica 5 imagens para o id 35 com o campo (ordem_imgs) tendo valor <=5, encontrei elas,
então encerro a busca por mais imagens com esse id e prossigo procurando as imagens relacionadas aos outros ids."*
Não teria o porque após encontrar as 5 ou 12 imagens desejadas,
prosseguir verificando se encontra mais imagens
nas outras centenas ou milhares de linhas restantes na tabela.
Outra evidência é que ele tenha esse entendimento de quantas imagens existam relacionadas com determinado id,
é que quando usamos ON DELETE RESTRICT ele instantaneamente não permite deletar o registros que tenha outros relacionados. Será que ele varre toda a tabela para saber se tem tais registros (o que seria mais lento) ou usa os índices? Não tenho dúvidas que ele usará os índices.
Ou seja, o mysql é poderoso e inteligente
e quando usamos chaves estrangeiras e índices,
ele organizará e usará os registros da melhor forma possível.
>
1 hora atrás, Didyo disse:
Olá Bergs, realmente poderia usar o WHERE no lugar de AND img.ordem_imgs <=5
Ficaria:
**LEFT JOIN** imagens img **ON **img.fk_id_imovel=i.id
**WHERE img.ordem_imgs <=5 **
O JOIN só permaneceria obviamente para o relacionamento das tabelas.
No caso eu dei preferencia para aproveitar o** ON **ao invés de usar o **WHERE **
Quanto a **LIMIT **não poder ser usado com **JOIN **
*como você disse,
eu estou cada vez mais ciente* de que possa ser impossível mesmo.
Acredito que por não ter uma maneira obvia de conseguir usar o LIMIT com JOIN,
deve ser por não haver necessidade para isso,
afinal os DBs são bem elaborados e quando usamos chaves estrangeiras, índices,...
imagino que o mysql já deva saber que
o imóvel id=35 possua 12 imagens na tabela
ou que possua 5 imagens com com o campo (ordem_imgs) <=5.
Isso por causa do uso do índice, senão ele teria que
verificar todos registros um a um para calcular isso.
Dessa forma, por já saber, é provável que ele já use o LIMIT automaticamente.
Suponho que é como se o mysql dissesse:
"no meu índice indica 12 imagens para o id 35, encontrei elas, então encerro a busca por mais imagens com esse id e prossigo procurando as imagens relacionadas aos outros ids."
*"no meu índice indica 5 imagens para o id 35 com o campo (ordem_imgs) tendo valor <=5, encontrei elas,
então encerro a busca por mais imagens com esse id e prossigo procurando as imagens relacionadas aos outros ids."*
Não teria o porque após encontrar as 5 ou 12 imagens desejadas,
prosseguir verificando se encontra mais imagens
nas outras centenas ou milhares de linhas restantes na tabela.
Outra evidência é que ele tenha esse entendimento de quantas imagens existam relacionadas com determinado id,
é que quando usamos ON DELETE RESTRICT ele instantaneamente não permite deletar o registros que tenha outros relacionados. Será que ele varre toda a tabela para saber se tem tais registros (o que seria mais lento) ou usa os índices? Não tenho dúvidas que ele usará os índices.
Ou seja, o mysql é poderoso e inteligente
e quando usamos chaves estrangeiras e índices,
ele organizará e usará os registros da melhor forma possível.
Isso mesmo Join para relacionamentos, acabei confundindo.
Você tem essas tabelas e como printar elas para entender melhor o uso do operador relacional no campo ordem_imgs <=5 porque não entendi a questão do filtro pela ordem. Seria um campo do tipo Primary Key com AUTO_INCREMENT e por ele você fez o limite?
>
6 horas atrás, Bergs disse:
Isso mesmo Join para relacionamentos, acabei confundindo.
Você tem essas tabelas e como printar elas para entender melhor o uso do operador relacional no campo ordem_imgs <=5 porque não entendi a questão do filtro pela ordem. Seria um campo do tipo Primary Key com AUTO_INCREMENT e por ele você fez o limite?
Olá Bergs, fiz uma tabela simples apenas para demonstração. Segue em anexo uma imagem.
Quanto ao campo ordem_imgs não é do tipo Primary Key e nem AUTO_INCREMENT.
Tanto é que todos imóveis terão as imagens com a mesma numeração em sua ordem (1,2,3,4,...) havendo números repetidos, mas não para um mesmo imóvel.
Tem uma explicação junto a imagem.
Algo que poderia usar seria um Índice UNIQUE com os campos fk_imoveis_imv_id e img_ordem. Assim o DB não permitirá que determinado id de imóvel tenha números repetidos no campo img_ordem.
Abraço e dúvidas ou sugestões não deixe de compartilhar.

Olá Didyo muito massa. Obrigado!
Olá pessoal, tive pensando em resolver a questão com algo tipo